Entrevista de emprego: fatores que constroem uma postura positiva

Confira alguns fatores que constroem uma postura positiva durante a entrevista de emprego. Veja mais detalhes relevantes!

É compreensível que o candidato se sinta nervoso durante uma entrevista de emprego, já que é natural que as pessoas não fiquem a vontade em uma situação de avaliação.

Entrevista de emprego: fatores que constroem uma postura positiva

Entretanto, é muito importante para o candidato que consiga não se deixar dominar pelo estresse e pela ansiedade inerente a uma situação de avaliação. Visto que são pontos importantes para que o candidato consiga destacar naturalmente seus pontos positivos dentro do processo seletivo.

Exploração do currículo

A entrevista de emprego é a maneira de explorar os pontos principais do seu currículo. Por isso, é importante que você, na condição de candidato, conceitue a entrevista de emprego como uma forma de se apresentar e não como um julgamento pessoal.

Analise seus resultados anteriores

Sendo assim, analise em sua trajetória profissional quais foram suas contribuições em seus empregos anteriores. Pois, dessa forma, você poderá levar para a entrevista de emprego implementações, projetos e melhorias feitas por você; ainda que a sua participação nos resultados obtidos tenha sido indireta.

Conheça a história da empresa

Além disso, também é pertinente que você  analise a história da empresa para que você leve para a entrevista de emprego uma análise geral sobre a sua cultura, missão, visão e valores.

Dessa forma, você poderá se preparar para responder às diversas perguntas feitas durante a entrevista de emprego, bem como é uma maneira de se orientar quanto a vestimenta adequada. Já que a cultura startup e a cultura tradicionalista requerem uma apresentação pessoal diferente por parte do candidato.

Mensagem não verbal

É importante que a postura pessoal transmita uma mensagem não verbal positiva. Por isso, se atente aos seus gestos durante a construção da sua narrativa, bem como, tenha atenção plena ao som da sua voz.

São pequenos fatores que constroem uma postura positiva dentro de uma entrevista de emprego. No entanto, é importante ressaltar que não é cabível que você se preocupe com o que o entrevistador está pensando de você. Visto que essa preocupação excessiva pode elevar o seu nível de ansiedade e tornar a sua postura muito robótica, prejudicando o seu resultado.

Autoconhecimento profissional e o conhecimento sobre a empresa

Por isso, é relevante que você se direcione de uma maneira natural através do autoconhecimento profissional e do conhecimento sobre a empresa. Certamente esses pontos são de grande valia para que você conquiste uma oportunidade dentro do mercado de trabalho que seja correlata aos seus objetivos de carreira profissional. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.