Entrevista de Emprego e a Assertividade Profissional

Existe fórmula de sucesso para a entrevista de emprego?

Para ter sucesso numa entrevista de emprego não há uma fórmula pronta. No entanto, é possível direcionar alguns pontos de maneira que você demonstre o seu potencial e aumente suas chances de sucesso no processo seletivo.

Sendo assim, a primeira dica para qualquer pessoa que deseja ter sucesso em uma entrevista de emprego é conhecer a sua própria trajetória profissional.

Mas você já conhece, pois foi você quem trabalhou nas empresas pelas quais passou. Porém, não é esse conhecimento apenas de saber o que foi feito, é o conhecimento de uma maneira um pouco mais analítica, no qual você compreende o que você de fato aprendeu em cada empresa.

A partir do momento em que você tiver esse parâmetro como fator implícito, ficará muito mais fácil para você aumentar a chance de sucesso, não somente em uma entrevista de emprego, como na sua carreira profissional. Sendo assim, a primeira das dicas é conhecer os seus pontos fortes e honrar a sua história profissional.

 Assertividade profissional

A assertividade diz respeito a maneira como você fala, se direciona e se comporta durante a entrevista de emprego. Assertividade não é algo que você possui ou não, ela é oriunda de você estar presente de corpo e mente onde você estiver.

Sendo assim, busque não se perder em meio aos seus pensamentos e preste atenção a sua própria fala. Bem como, respeite seu tom de voz e não interrompa os demais.

 Pontos fortes e pontos fracos

 Tudo bem você conhecer os seus pontos fortes, é importante. Bem como, é fundamental que você conheça seus pontos fracos. Quando essa questão ocorre em uma entrevista de emprego, muitas pessoas ficam com receio de pensar sobre isso.

Todavia, não há uma resposta errada para essas questões. Por isso, é necessário que você conheça exatamente o que você possui como facilidade e o que você entende que se refere a uma resistência sua.

No entanto, ao informar essa questão procure sempre apresentar uma solução. Por exemplo: “Me considero uma pessoa tímida, eu conheço esse ponto a melhorar. Porém, tenho um planejamento pessoal de realizar um curso de teatro.” Dessa forma, você apresenta um autoconhecimento importante e informa que busca melhorias contínuas.

Não é sobre as empresas pelas quais você passou, é sobre você!

O foco de uma entrevista de emprego não é entender como funciona a empresa para qual você já trabalhou, é entender como você funcionava inserido nessa cultura e entender como os valores daquela empresa impactaram na sua trajetória profissional.

Por isso, apresente projetos e resultados obtidos. Bem como, direcione a sua narrativa. Dessa forma, você direciona o seu foco para a sua evolução profissional e, por conseguinte,  como pessoa. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.