Entrevista de Emprego: Direcione Suas Respostas e Seu Comportamento

Saiba direcionar o seu comportamento durante uma entrevista de emprego

Direcionar o seu comportamento em uma entrevista de emprego pode ser um desafio pessoal. Haja vista que é uma situação passível de ansiedade e nervosismo. No entanto, alguns pontos de atenção podem ajudar o candidato nesse direcionamento.

Como se vestir? 

Primeiramente, é importante que se atente a cultura da empresa para direcionar a sua vestimenta. Antigamente poderia ser imprescindível que o candidato se vestisse de maneira formal para uma entrevista de emprego.

Entretanto, na atualidade, essa já não é mais uma realidade. Por isso, verifique no site da empresa a sua missão, visão, valores e histórico. Pois, a partir desses pontos você poderá verificar se a empresa que te convidou para uma entrevista de emprego é uma empresa formal ou uma empresa mais aberta, como uma Startup, por exemplo. Dessa forma, poderá direcionar sua vestimenta e se sentir mais à vontade dentro do ambiente.

Evite atrasos

Procure chegar um pouco mais cedo ao local de entrevista. Uma vez que essa antecedência pode ajudar a se acalmar, a treinar a sua própria respiração e pensar sobre as questões que podem surgir durante a entrevista de emprego.

 Dessa forma, poderá direcionar com mais assertividade as suas respostas. Além disso, o fato de estar atrasado já aumenta a ansiedade naturalmente.

 Postura corporal

A postura corporal se refere à maneira como você se comporta na entrevista de emprego, desde a sua chegada ao local. Sendo assim, cumprimente a todas as pessoas, seja cordial e mantenha contato visual com o seu entrevistador.

 Além disso, tenha um aperto de mão firme, não cruze braços e pernas, bem como, não deixe bolsas e mochilas na frente do seu corpo, como se você estivesse se defendendo. Pois, essa postura pode ser vista como uma barreira intangível que você cria para o que está lhe sendo dito.

 Assertividade nas respostas

A assertividade nas respostas está muito ligada a maneira como você enxerga a sua própria história profissional. Por isso, analise os pontos principais do seu currículo e verifique, em todas as empresas pelas quais já passou, o que de fato você aprendeu e como pode contribuir para uma nova posição.

 Sendo assim, destaque alguns pontos como trabalho em equipe, comprometimento e demonstre isso, relatando algum resultado alcançado.

Cite exemplos de pontos positivos e negativos

Da mesma forma, quando questionado sobre algum ponto a melhorar, você pode citar uma situação e uma solução. Por exemplo, pode informar que se considera uma pessoa tímida, porém, deseja fazer um curso de teatro. Dessa forma, estará direcionando a sua narrativa de maneira construtiva e assertiva. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.