Entrevista de emprego: direcione o seu potencial profissional de forma resolutiva

Direcione o seu potencial profissional de forma resolutiva durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis para o candidato!

É importante para o candidato conceituar entrevista de emprego como uma forma de direcionar ao seu comportamento para que não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.

Entrevista de emprego: direcione o seu potencial profissional de forma resolutiva

O destaque das suas habilidades no mercado de trabalho durante a entrevista de emprego ocorre pela sua objetividade durante a construção de sua narrativa. Por isso, a postura do candidato é construída por diversos fatores.

Explore positivamente o seu currículo

Primeiramente, conceitue a entrevista de emprego como uma etapa de exploração do seu currículo, e não como um julgamento de sua personalidade. Dessa forma, irá aumentar a atenção plena ao seu comportamento e direcionar a sua narrativa de maneira natural.

Destaque suas experiências 

Leve para a entrevista de emprego situações positivas sobre resultados anteriores, destacando a sua proatividade; senso de urgência; facilidade para alcançar metas; comprometimento com a empresa; direcionamento de projetos; gestão de equipes; condução de reuniões; inovação; programas motivacionais; acompanhamento de indicadores; pesquisa de mercado, dentre outros fatores relacionados ao seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Por outro lado, o candidato deve contornar situações negativas através de resoluções. Por exemplo, é possível que se coloque como uma pessoa que possui dificuldade para falar em público, no entanto, é relevante que destaque o seu desejo de estudar teatro.

Adote uma postura assertiva e participativa

O seu comportamento deve corroborar a sua narrativa, por isso, adote uma postura participativa durante o processo de recrutamento e seleção. Não mantenha braços cruzados, fale de maneira calma e tranquila e evite gesticular excessivamente.

É cabível ao candidato evitar atrasos e manter contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo. Além disso, preze pela assertividade nas suas respostas e tenha cuidado para não interromper o entrevistador. Dessa forma, estará tornando a comunicação orgânica  e resolutiva.

Faça perguntas objetivas 

Geralmente, no final do processo seletivo, é cedido um espaço para que o candidato faça perguntas sobre a vaga. Sendo assim, utilize esse espaço de maneira objetiva e tire suas dúvidas sobre a possibilidade de crescimento; sobre as atividades exercidas; a flexibilização de horários, dentre outros pontos importantes para o seu direcionamento profissional.

Avalie os valores envolvidos

Dessa forma, a análise feita pelo profissional de recrutamento e seleção se torna genuína, ao passo que o candidato pode avaliar a viabilidade da contratação durante entrevista. Uma vez que essa avaliação deve ser feita por todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.