A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que o candidato alcance o seu potencial no mercado de trabalho, no entanto, para isso é necessário direcionar os pontos fortes do seu currículo e o seu comportamento durante o processo seletivo.
Entrevista de emprego: direcione o seu currículo e a sua postura de forma orgânica
O nervosismo e a ansiedade são fatores inerentes à uma situação de avaliação, porém, quando o candidato se deixar dominar por eles, pode adotar uma postura negativa, ficando aquém do seu potencial no mercado.
Sendo assim, estudar a sua própria trajetória profissional é uma maneira orgânica de minimizar a ansiedade, já que poderá direcionar seus pontos fortes e apresentar soluções para seus pontos fracos.
Fale sobre sua trajetória profissional
Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial profissional. Sendo assim, fale sobre a sua capacidade para lidar com metas; gestão de pessoas; capacidade analítica; proatividade; senso de urgência; direcionamento de projetos; implementação sistêmica; controles internos; campanhas motivacionais; condução de reuniões; atendimento ao cliente, dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.
Apresente soluções para seus pontos fracos
Os seus pontos fracos requerem direcionamento, já que ao apresentar uma situação negativa, é aconselhável que o candidato apresente uma solução. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, é viável que fale que deseja realizar um curso de teatro. Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade e autoconhecimento profissional.
Adote uma postura assertiva e participativa
O seu comportamento deve ser participativo de forma orgânica. Sendo assim, não mantenha os braços cruzados; controle o seu tom de voz; não deixe bolsas ou mochilas no seu colo; evite atrasos; trabalhe a sua respiração e mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção. Dessa forma, estará adotando uma postura participativa e corroborando a sua narrativa.
Tire suas dúvidas
É viável que o candidato não saia da entrevista de emprego com dúvidas. Sendo assim, utilize o espaço cedido ao candidato no final do processo seletivo e questione os pontos importantes para que avalie a viabilidade da contratação.
Pergunte sobre as atividades exercidas, a possibilidade de crescimento, os benefícios, a flexibilização de horários, a cultura organizacional, dentre outros aspectos. Visto que a avaliação sobre a compatibilidade dos perfis deve ser feita por todos os envolvidos.
Não fique aquém do seu potencial profissional
Porém, quando o candidato fica extremamente nervoso, ele não se sente capaz de realizar esse tipo de avaliação. Além disso, ao não se mostrar positivamente durante o processo seletivo, o candidato adota uma postura negativa, autossabotando a sua carreira profissional.