A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato, desde o início do processo seletivo. Por isso, é importante que o candidato tenha atenção plena ao seu comportamento e direcione seus gestos e sua fala, apresentando o seu currículo de maneira natural.
Entrevista de emprego: direcione o seu comportamento e construa a sua narrativa de modo assertivo
O mercado de trabalho atual reflete a dinâmica dos fatores externos não controláveis, considerando a economia e suas diversas alterações nos últimos anos, as empresas não possuem – em sua maioria – um ritmo fixo de contratações e demissões. Por isso, no mercado atual é importante que o candidato demonstre ser resiliente e flexível para que a empresa confie a sua retomada econômica ao seu capital humano.
Apresente a sua trajetória profissional de forma objetiva
A entrevista de emprego deve ser conceituada como uma forma de apresentação de sua trajetória profissional. Por isso, é relevante que aprofunde o seu conhecimento sobre o seu próprio currículo, destacando os pontos importantes de sua trajetória.
Sendo assim, leve para entrevista de emprego situações concretas que reforcem o seu posicionamento assertivo; a sua capacidade de gestão; facilidade para lidar com metas; comprometimento com a empresa; condução de reuniões brainstorming; elaboração e ministração de treinamentos; dentre outros aspectos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.
Direcione seus pontos negativos de forma resolutiva
Por outro lado, é importante que o candidato direcione seus defeitos de forma resolutiva. Por exemplo, você pode se colocar com uma pessoa tímida, porém, é importante que informe que deseja realizar um curso voltado para a sua comunicação, como um curso de teatro.
Diversos fatores impactam o processo de recrutamento e seleção
Além dos fatores relacionados a sua trajetória profissional durante a construção de sua narrativa, é importante que direcione também o seu comportamento durante a entrevista de emprego. Haja vista, a complexidade da avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção; já que tal avaliação envolve fatores diretos e indiretos.
Adote uma postura participativa
Por isso, é importante que – na condição de candidato – você não cruze os braços e pernas; fale de maneira calma; não deixe bolsas e mochilas no seu colo; evite atrasos e mantenha contato visual com o profissional que estiver conduzindo o processo seletivo.
Dessa forma, estará melhor preparado para lidar com a situação de avaliação da entrevista de emprego e poderá direcionar a sua carreira profissional em longo prazo.