A entrevista de emprego pode ser uma oportunidade de direcionamento de carreira profissional, por isso, o candidato deve se colocar positivamente e conhecer de maneira aprofundada o seu próprio currículo.
Entrevista de emprego: direcione a sua postura e construa a sua narrativa
O conhecimento do candidato sobre seus pontos fortes é muito importante para o direcionamento de sua narrativa durante a entrevista de emprego. Por isso, é importante estudar a sua trajetória de forma analítica e adotar uma postura participativa.
A entrevista de emprego é uma etapa importante para que a empresa conheça o candidato, explorando os pontos atrativos do seu currículo. Sendo assim, exemplifique situações que destaquem o seu potencial profissional.
Direcione seus pontos fortes de forma objetiva
Fale sobre a sua capacidade para lidar com metas; senso de urgência; direcionamento de processos; gestão de pessoas; otimização de recursos; construção do relacionamento entre a empresa e o cliente; dentre outros aspectos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.
Contorne situações negativas de forma resolutiva
Da mesma forma, é relevante destacar os seus pontos fortes e contornar os seus pontos fracos. Sendo assim, ao apresentar uma situação negativa, apresente uma solução. Por exemplo, é possível que destaque seu desejo de estudar teatro ao se colocar como uma pessoa que possui dificuldade para falar para um público maior.
Adote uma postura assertiva e participativa
A sua postura deve acompanhar a sua narrativa. Assim sendo, é relevante que, na condição de candidato, mantenha uma postura participativa, evitando criar braços e pernas e mantendo contato visual com o profissional que conduz a entrevista de emprego.
Além disso, é viável que o candidato evite atrasos e não deixe objetos no seu colo. Gesticular excessivamente também é um ponto que deve ser avaliado pelo candidato, já que transmite insegurança sobre o que está sendo dito.
Analise os valores da empresa
Conhecer a cultura da empresa também é um ponto relevante para o candidato obter informações orientativas, ainda que de forma indireta, já que o conhecimento sobre a missão, visão e valores da organização pode servir para uma orientação sobre a maneira de se vestir e se colocar durante a entrevista de emprego.
Além dos pontos citados, essa análise é válida para o candidato estudar a viabilidade da contratação, já que uma cultura startup é diferente de uma cultura tradicional; o que pode ser favorável para os objetivos dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.