Entrevista de emprego: direcione a sua postura de forma positiva 

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma forma de explorar o seu documento profissional. Veja dicas!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma forma de explorar positivamente o seu documento profissional, e não como um julgamento de sua personalidade.

Entrevista de emprego: direcione a sua postura de forma positiva 

O conceito da entrevista de emprego como um julgamento pode fazer com que o candidato fique aquém do seu potencial no mercado, considerando a necessidade de direcionamento de sua trajetória.

Apresente o seu currículo de forma sucinta e objetiva

Sendo assim, é importante que entenda a entrevista de emprego como uma oportunidade de apresentação do seu currículo e direcione a sua narrativa e postura.

Direcione a sua experiência profissional 

Leve para a entrevista de emprego situações vivenciadas em seus empregos anteriores que destaquem seus pontos positivos. Fale sobre sua facilidade para gerir pessoas; senso de urgência; proatividade; gestão de processos; controles internos; campanhas motivacionais; condução de treinamentos, dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Contudo, é relevante que direcione seus pontos fracos de forma resolutiva. Por exemplo, é possível informar que não se sente à vontade para falar em público, ao passo que é importante destacar que deseja estudar teatro. Dessa forma, estará direcionando positivamente seus pontos que requerem melhorias.

Adote uma postura assertiva e participativa

A sua postura deve corroborar sua narrativa de forma orgânica. Sendo assim, evite cruzar braços e pernas; não deixe bolsas no seu colo; fale de maneira calma e tranquila; direcione o seu comportamento; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo. Além disso, é importante chegar ao local da entrevista com antecedência, trabalhar a sua respiração, dentre outros fatores que possam minimizar um comportamento ansioso. 

Faça perguntas e avalie os valores envolvidos

O candidato não deve sair da entrevista de emprego com dúvidas, Por isso, faça uso do espaço cedido no final do processo seletivo e faça perguntas sobre as atividades exercidas, gestão da empresa, cultura, possibilidade de crescimento, dentre outros aspectos que são pertinentes para que possa avaliar a viabilidade da contratação.

Faça adaptações dos pontos citados e alcance seus objetivos em longo prazo

Uma vez que essa análise deve ser feita por ambas as partes. Dessa forma, a contratação se torna uma troca justa e contributiva para todos os envolvidos. Portanto, adapte os pontos citados e não fique aquém do seu potencial de mercado. Assim, poderá alcançar seus objetivos profissionais em longo prazo através de uma postura assertiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.