Entrevista de emprego: direcione a sua postura de forma orgânica 

Direcione a sua postura de forma orgânica durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis para o candidato!

A entrevista de emprego é uma oportunidade de direcionamento para o candidato alcançar o seu potencial profissional através do direcionamento do seu currículo no mercado.

Entrevista de emprego: direcione a sua postura de forma orgânica 

É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma maneira de explorar positivamente o seu currículo profissional. Sendo assim, a entrevista é uma oportunidade para destacar situações profissionais e seus pontos fortes; bem como uma forma de direcionamento para os seus pontos fracos.

Destaque suas vivências anteriores de forma orgânica

Na condição de candidato, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem o seu potencial profissional, destacando positivamente as situações vivenciadas. Sendo assim, fale sobre sua proatividade; senso de urgência; facilidade para  gerir pessoas; acompanhamento de projetos; análises holísticas; comprometimento com metas; gestão de projetos; implementação de sistemas; condução de reuniões, dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.

Contorne situações negativas 

Os seus pontos negativos devem ser contornados de forma resolutiva. Sendo assim, ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente também uma solução. Por exemplo, é possível que se coloque como uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, bem como é importante que destaque o seu desejo de estudar teatro.

Adote um comportamento positivo e participativo

O seu comportamento deve amparar a sua narrativa. Sendo assim, é relevante adotar uma postura participativa durante o processo seletivo através da atenção plena e do foco nas respostas.

Evite cruzar braços e pernas; fale de maneira tranquila; não deixe bolsas no seu colo; não gesticule excessivamente; evite atrasos; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo de recrutamento e seleção; seja assertivo nas suas respostas; dentre outros aspectos que direcionem o seu potencial durante a entrevista de emprego.

Faça perguntas e avalie a compatibilidade da vaga 

Faça uso do espaço cedido ao candidato no final do processo seletivo para que realize perguntas e tire suas dúvidas sobre as atividades exercidas, a possibilidade de planejamento de carreira, benefícios, flexibilização de horário, dentre outros aspectos relacionados a vaga. Dessa forma, estará demonstrando interesse de modo orgânico e poderá analisar a viabilidade da contratação.

Não fique aquém do seu potencial profissional

Uma vez que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos. Portanto, é relevante que se coloque positivamente no processo seletivo, evitando ficar aquém do seu potencial profissional, destacando-se de maneira resolutiva, alcançando assim os seus objetivos de carreira em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.