Entrevista de emprego: direcione a sua narrativa e adote uma postura positiva

Direcione a sua narrativa e adote uma postura positiva durante a entrevista de emprego. Confira dicas assertivas e objetivas!

A entrevista de emprego é uma avaliação importante para o direcionamento profissional do candidato. Por isso, é necessário o conceito da entrevista de emprego como uma oportunidade de explorar positivamente o seu currículo profissional.

Entrevista de emprego: direcione a sua narrativa e adote uma postura positiva

É muito relevante para o candidato se preparar para a entrevista de emprego através da atenção plena ao seu próprio comportamento e do direcionamento de sua narrativa.

Fale sobre sua experiência profissional

Leve para a entrevista de emprego situações que destaquem o seu diferencial profissional através de suas vivências anteriores. Sendo assim, fale sobre a sua proatividade; gestão de pessoas; facilidade para lidar com metas; construção do relacionamento entre o cliente e a marca; gestão de processos; acompanhamento de projetos; implementação sistêmica; elaboração de treinamentos; reuniões internas; campanhas motivacionais etc.

Contorne seus pontos positivos

Apresente soluções para os seus apontamentos negativos. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida é relevante que destaque o seu desejo de estudar teatro.

É possível informar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um determinado sistema, ao passo que destaque que já está realizando cotações com escolas específicas. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional e autorresponsabilidade; o que é primordial para a análise feita durante o processo de recrutamento e seleção.

Adote uma postura assertiva durante a processo seletivo

A postura do candidato também é avaliada durante a entrevista de emprego, juntamente com a composição de sua narrativa. Por isso, é relevante adotar uma postura comportamental positiva, evitando gestos excessivos durante o processo seletivo.

Não deixe as pernas cruzadas; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com o profissional que conduz o processo seletivo. Além disso, é relevante que evite atrasos e se familiarize com o ambiente. Tenha assertividade e foco durante suas respostas e tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz a entrevista, ainda que se lembre de um fato relevante.

Tire suas dúvidas

Não menos importante, é viável ao candidato realizar perguntas pertinentes no final do processo seletivo. Sendo assim, questione sobre as atividades exercidas, sobre a possibilidade de crescimento, benefícios, dentre outros aspectos relacionados aos seus objetivos profissionais.

Dessa forma, estará tornando a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção genuína; ao passo que também poderá avaliar a viabilidade da contratação. Haja vista que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos. Assim, a contratação se resulta em uma troca mútua e contributiva para ambas as partes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.