Entrevista de emprego: dicas para o direcionamento da trajetória e da postura do candidato - Notícias Concursos

Entrevista de emprego: dicas para o direcionamento da trajetória e da postura do candidato

A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que alcance seus objetivos de carreira. Confira dicas para o candidato!

Ao receber o convite para uma entrevista de emprego, o candidato deve analisar a sua própria trajetória profissional para destacar suas competências.

Entrevista de emprego: dicas para o direcionamento da trajetória e da postura do candidato

A entrevista de emprego é uma etapa necessária para que alcance seus objetivos de carreira. Por isso, é importante que minimize a ansiedade e direcione o seu comportamento de forma assertiva. 

Não conceitue a entrevista de emprego como um julgamento de sua personalidade, pois esse conceito errôneo pode fazer com que adote uma postura de autossabotagem profissional, ainda que esse comportamento ocorra de forma indireta.

Exemplifique suas qualidades e resultados

Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem o seu potencial através dos resultados obtidos em seus empregos anterioresFale sobre a sua capacidade para construir um relacionamento com o cliente; gestão de pessoas e conflitos; elaboração de treinamentos e campanhas motivacionais; direcionamento de projetos; controle de agendas; dentre outros pontos e questões relevantes para a elaboração do seu perfil profissional.

Seja resolutivo ao apresentar seus pontos fracos

Ao citar uma situação que requer melhoria, apresente uma solução. Por exemplo, é possível destacar que se coloca uma pessoa tímida, ao passo que é relevante informar que pretende expandir a sua oratória através de um curso de teatro. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e senso de resolução.

Adote uma postura positiva

O seu comportamento transmite uma mensagem durante o processo de recrutamento e seleção. Por isso, é importante ter atenção plena aos seus gestos durante a entrevista de emprego, ao passo que é igualmente relevante controlar o seu tom de voz.

Construa uma narrativa objetiva

A assertividade deve fazer parte de sua narrativa, bem como de suas respostas. Além disso, é aconselhável que o candidato faça uso do espaço cedido no final da entrevista de emprego para questionar pontos relevantes sobre a vaga e analisar melhor a compatibilidade dos perfis, uma vez que é válido ressaltar que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos.

Avalie os valores organizacionais

Conhecer o site da empresa também é um ponto de grande valia para o profissional que busca uma recolocação no mercado de trabalho, pois através da análise sobre a missão, visão e valores da empresa é possível entender melhor a sua cultura e avaliar a compatibilidade dos objetivos envolvidos. 

Além disso, essa informação pode servir para o direcionamento do seu comportamento, considerando que uma cultura startup tende a ser mais aberta, quando comparada a uma cultura tradicional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?