Entrevista de emprego: dicas para o comportamento e narrativa do candidato

Uma entrevista de emprego é uma situação que requer assertividade e direcionamento por parte do candidato. Veja dicas!

Uma entrevista de emprego é uma situação que requer assertividade e direcionamento por parte do candidato. Porém, esse pode ser um gargalo no processo para muitos profissionais que buscam uma recolocação no mercado.

Entrevista de emprego: dicas para o comportamento e narrativa do candidato

A entrevista de emprego costuma ser uma oportunidade muito importante para muitas pessoas. Entretanto, exatamente por conta desse grau de importância, muitas pessoas acabam perdendo essa oportunidade de se apresentar pessoalmente, objetivando alcançar uma vaga que seja correlata ao seu interesse.

Demonstre a sua capacidade profissional 

Isso ocorre porque um excelente profissional, muito comprometido na sua rotina de trabalho, pode não ser um excelente candidato durante uma entrevista de emprego; o que faz com que ele fique aquém de todo esse potencial que pode demonstrar durante uma rotina profissional. Entretanto, é possível ao candidato reverter essa situação, considerando alguns fatores que dizem respeito ao seu comportamento e a sua narrativa.

Linguagem não verbal 

O seu comportamento transmite uma mensagem não verbal, juntamente com outros pontos analisados pelo profissional de recrutamento e seleção. Por isso, é importante que você não cruze os seus braços e pernas; fale com calma; evite gesticular em excesso; mantenha uma postura positiva e tenha cuidado para que você não interrompa o seu entrevistador.

A composição da construção da sua narrativa

Por outro lado, a composição da construção da sua narrativa é um fator de extrema relevância. Por isso, é importante que você tenha o seu currículo como um ponto de partida para o direcionamento da entrevista de emprego.

Pontos fortes

Sendo assim, explore de maneira natural os pontos relevantes de sua trajetória, considerando falar sobre suas características positivas e habilidades sociocomportamentais, como sua criatividade; comprometimento; facilidade para a gestão de equipes; senso de urgência etc.

Pontos fracos

Por outro lado, dentro da sua narrativa, é importante que você saiba quais são os seus pontos fracos. Entretanto, sugerimos que você contorne-os com resoluções. Por exemplo, você pode se colocar como uma pessoa tímida, porém, pode informar que sabe da necessidade de expandir a sua comunicação, e, por isso, irá fazer um curso de teatro.

Clareza e autoconhecimento 

Dessa forma, você estará demonstrando clareza e autoconhecimento profissional. Certamente, esses pontos são amplamente relevantes durante uma entrevista de emprego. Portanto, adapte essas dicas e direcione a sua carreira para que você alcance uma vaga que atenda ao seu objetivo profissional e não apenas a sua necessidade momentânea, ainda que esse direcionamento seja perceptível apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.