Entrevista de emprego: dicas de postura para o candidato

O comportamento do candidato pode ser um diferencial para que alcance sucesso em uma entrevista de emprego. Confira dicas para o candidato!

Certamente o comportamento do candidato pode ser um diferencial para que alcance sucesso em uma entrevista de emprego, direcionando indiretamente a sua carreira profissional.

Entrevista de emprego: dicas de postura para o candidato

Muitos candidatos ficam aquém do seu potencial profissional dentro do processo positivo quando se colocam negativamente por conta do nervosismo ou ansiedade inerente à uma situação de avaliação.

O profissional da área de recrutamento e seleção considera a ansiedade durante uma entrevista de emprego. Todavia, quando você, na condição de candidato, não consegue colocar minimamente os seus pontos positivos, acaba por sabotar o processo seletivo.

Se atente a alguns pontos inerentes à uma situação de avaliação:

Por isso, se atente a alguns pontos inerentes a uma situação de avaliação para que você possa alcançar uma vaga de emprego que seja correlata aos seus objetivos profissionais.

Primeiramente, é importante se atentar a sua postura corporal. A composição de uma postura corporal é feita por fatores tangíveis e intangíveis, por isso, exige adaptabilidade. Sendo assim:

  • Evite cruzar braços e pernas;
  •  Não gesticule excessivamente;
  •  Mantenha o controle do seu tom de voz;
  • Tenha atenção a ordem cronológica dos fatos na construção da sua narrativa;
  •  Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  •  Responda as perguntas de maneira objetiva;

Além disso, caso você participe de uma entrevista de emprego feita em grupo, não se direcione por conta da narrativa dos demais candidatos. Mantenha o seu foco sempre na sua própria trajetória e não prolongue as respostas.

Aprofunde a sua própria análise sobre o seu currículo

Assim sendo, é importante que você aprofunde a sua própria análise sobre o seu currículo para que você saiba quais foram os pontos positivos e negativos em todas as empresas pelas quais passou, independentemente do volume e experiências profissionais que você obteve.

Sendo assim, verifique quais foram suas melhorias, implementações, projetos e ideias sugeridas por você no decorrer de sua trajetória profissional, ainda que sejam resultados obtidos indiretamente.

Conheça a cultura da empresa e se direcione indiretamente

Por isso, pode ser importante que você conheça a cultura da empresa, analisando a sua missão, visão e valores em seu site. Já que uma cultura aberta e participativa permite uma certa informalidade, ao contrário de uma empresa tradicionalista.

Sendo assim, essa análise pode te ajudar por diversas vezes, seja pela maneira de se vestir e até mesmo pela forma de responder as questões que serão feitas durante uma entrevista de emprego. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.