Entrevista de emprego: destaque a sua trajetória profissional de forma orgânica

Destaque a sua trajetória profissional de forma orgânica durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis para o candidato!

A entrevista de emprego deve ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade importante para destacar a sua trajetória profissional. Por isso, é importante que o candidato se prepare, considerando o seu comportamento e o seu histórico.

Entrevista de emprego: destaque a sua trajetória profissional de forma orgânica

O nervosismo durante uma situação de avaliação é um fator considerado pelo profissional de recrutamento e seleção. Entretanto, quando o candidato se deixa dominar por essa sensação, pode adotar uma postura negativa, autossabotando a sua carreira profissional em longo prazo.

Direcione o seu currículo 

O direcionamento do candidato deve ser orgânico. Para isso, é necessário que trabalhe a sua respiração e estude – de maneira aprofundada – o seu currículo. Dessa forma, poderá levar situações concretas para a entrevista de emprego, amparando seus pontos fortes e direcionando seus pontos fracos.

Destaque seus pontos fracos

É importante que o candidato fale sobre situações concretas vivenciadas em seus empregos anteriores de maneira simplificada, para que possa abranger – organicamente – seus pontos fortes. Sendo assim, fale sobre sua proatividade; facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; atendimento ao cliente; condução de reuniões; controles internos; capacidade analítica, dentre outros aspectos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus pontos negativos

Equilibre as informações falando sobre seus pontos fracos de modo resolutivo. Por exemplo, é possível que destaque a sua necessidade de estudar teatro, ao se colocar como uma pessoa tímida. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional, o que é um valor analisado de forma indireta durante o processo de recrutamento e seleção.

Adote uma postura assertiva e direcione o seu comportamento

O seu comportamento deve acompanhar sua narrativa. Por isso, evite uma postura fechada através de alguns pontos relacionados à maneira como se dirige ao profissional de recrutamento e seleção.

Por exemplo, não cruze os braços e pernas; não deixe a bolsa no seu colo; mantenha contato visual com o condutor do processo seletivo; controle o seu tom de voz; tenha cuidado para não interromper o profissional que estiver lhe entrevistando; seja assertivo nas suas respostas; dentre outros aspectos relacionados a um comportamento ansioso.

Torne genuína a avaliação feita pelo profissional de seleção

Dessa forma, na condição de candidato, estará se colocando positivamente durante o processo seletivo, assim evitando que a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção não seja genuína quanto ao seu perfil profissional. Portanto, adapte os pontos citados e não fique aquém do seu potencial profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.