O candidato deve conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionar a sua postura de forma dinâmica, atualizada e objetiva. Por isso, é necessário que o candidato se prepare considerando a sua trajetória profissional, direcionando o seu comportamento de forma assertiva.
Entrevista de emprego: demonstre a sua capacidade profissional de forma orgânica
O nervosismo é um fator considerado durante a entrevista de emprego quando da análise do profissional de recrutamento e seleção. Contudo, quando o candidato permite que o nervosismo domine o seu comportamento, ele pode ficar aquém do seu potencial. Haja vista, a necessidade de direcionar a sua trajetória profissional de maneira objetiva e resiliente.
Destaque sua trajetória profissional
É possível que o candidato se prepare para a entrevista de emprego de maneira dinâmica, considerando a atenção plena aos seus gestos e a construção assertiva de sua narrativa. Para isso, o candidato deve direcionar a sua trajetória profissional destacando seus pontos fortes e seus pontos fracos. Por isso, na condição de candidato, é importante que você fale sobre situações anteriores de modo orgânico.
Leve para a entrevista de emprego situações que reforcem seus pontos positivos, como proatividade; facilidade para construir um relacionamento com a marca; direcionamento de processos; gestão de pessoas; capacidade analítica; senso de urgência; implementação sistêmica; dentre outros aspectos que sejam pertinentes ao seu perfil profissional.
Equilibre a sua narrativa
Por outro lado, equilibre as informações falando sobre seus pontos fracos de modo produtivo. Sendo assim, ao destacar uma situação negativa, apresente também uma solução. Por exemplo, ao informar que se conceitua com uma pessoa que possui dificuldades para falar em público, destaque sua vontade de realizar um curso de teatro.
Ou ainda, ao informar que precisa melhorar o seu conhecimento em um sistema específico, destaque o fato de já ter realizado cotações para agregar esse conhecimento. Dessa maneira, estará direcionando suas características que requerem melhorias.
Adote uma postura participativa
A sua postura deve corroborar a sua narrativa. Por isso, é importante que você evite uma postura fechada e ansiosa. Sendo assim, não cruze os braços e pernas; fale de maneira tranquila; não deixe objetos no seu colo; evite atrasos e tenha cuidado para não interromper o profissional que estiver conduzindo a entrevista, ao passo que é importante que mantenha contato visual com a gestão.
Assim sendo, estará demonstrando autoconhecimento profissional e facilidade para lidar com fatores externos; o que é primordial para uma empresa na era digital, considerando a volatilidade do mercado e a necessidade de profissionais comprometidos e resilientes.