Entrevista de emprego: demonstre a sua capacidade através da sua postura no processo seletivo

Entrevista de emprego: demonstre a sua capacidade através da sua postura no processo seletivo. Veja algumas dicas!

Certamente uma entrevista de emprego pode ser uma situação negativa para um candidato que se sente aquém do seu potencial quando está em uma situação de avaliação.

Entrevista de emprego: demonstre a sua capacidade através da sua postura no processo seletivo

Entretanto, é completamente possível que você consiga demonstrar o quanto você é um bom profissional durante o processo seletivo, desde que você tenha cuidado com alguns aspectos referentes ao seu comportamento.

Primeiramente, você deve ter clareza de que uma entrevista de emprego é uma formalização dos dados que já estão no seu currículo. Por isso, não há necessidade de você se sentir julgado dentro de uma situação de avaliação.

Tenha foco na sua trajetória profissional

Posteriormente, tenha foco na sua trajetória profissional. Sugerimos que você analise o seu próprio currículo de maneira realista, ou seja,  tente não criticar excessivamente, nem se colocar de uma maneira perfeccionista; é relevante que tenha ciência de suas falhas e limitações. No entanto, você deve buscar melhorias contínuas, e esse pode ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Pense sobre suas contribuições em seus empregos anteriores

Sendo assim, sugerimos que você analise o seu currículo e pense sobre suas contribuições em seus empregos anteriores, de forma que você possa levar situações concretas para a entrevista de emprego.

Dessa maneira, você eleva as suas chances de sucesso profissional, ao passo que também é uma maneira de você se comportar naturalmente; já que ao entender seus próprios pontos positivos e negativos, você eleva a sua autoconfiança durante uma entrevista de emprego.

Contorne os seus pontos negativos

Portanto, ao se colocar como uma pessoa negativa em alguns aspectos, contorne a situação por meio de uma solução. Por exemplo, você pode dizer que possui certa dificuldade de comunicação, o que pode atrapalhar um trabalho em equipe. Porém, você pensa em melhorar sua comunicação por meio de um curso de teatro.

A sua postura durante o processo seletivo

Não menos importante , também o candidato deve se atentar a fatores que constroem a sua postura durante o processo seletivo. Sendo assim, evite manter seus braços cruzados durante uma entrevista de emprego, mantenha contato visual com o seu entrevistador e trabalhe a sua respiração.

Esses são pontos que são relevantes na construção da sua narrativa e contribuem para o controle do seu próprio tom de voz. Sendo assim, são pequenos aspectos que podem direcionar o candidato de forma resolutiva para que ele não se deixe dominar pelo nervosismo. Dessa forma, poderá demonstrar a sua capacidade de ser um bom profissional para a organização através da sua postura no processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.