Uma entrevista de emprego pode ser uma situação estressante para o candidato, por isso, a situação pode deixá-lo aquém do seu potencial devido ao excesso de ansiedade e nervosismo inerentes à uma situação de avaliação pessoal.
Entrevista de emprego: confira alguns fatores relevantes no processo seletivo
Entretanto, é muito importante que o candidato consiga se direcionar assertivamente, de modo que possa demonstrar suas competências e habilidades sociocomportamentais durante o processo seletivo. Por isso, cabe ao candidato que conceitue a entrevista de emprego como uma apresentação do seu currículo e não como um julgamento de sua personalidade.
É comum que excelentes profissionais não consigam se direcionar positivamente durante uma entrevista de emprego e acabem ficando aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.
Oportunidade para todos os envolvidos
A entrevista de emprego é uma oportunidade que a empresa tem para conhecer melhor o candidato, e, por conseguinte, é uma forma de o candidato se apresentar, expondo e clarificando os pontos relevantes do seu currículo. Por isso, essa troca deve ser feita de maneira igualitária e direcionada.
Sendo assim, cabe ao candidato evitar um comportamento autossabotador. Por isso, é relevante que não cruze os braços; mantenha contato visual com a gestão da empresa; fale de maneira calma e assertiva, dentre outros fatores.
Analise o seu próprio currículo
Para isso, pode ser relevante que você analise o seu próprio currículo e entenda quais são os pontos fortes de sua trajetória, de modo que você possa corroborá-los por meio de uma narrativa que reforce os traços importantes de sua personalidade profissional, como sua proatividade, resiliência, facilidade para trabalhar em equipe etc.
Não menos importante, também deve conhecer os seus pontos fracos. Porém, é relevante que você apresente soluções para eles. Por exemplo, você pode informar que possui dificuldade para falar em público, porém, deseja realizar um curso de teatro para expandir a sua comunicação.
Conheça a missão, visão e valores da organização
Certamente esse ponto será relevante para a avaliação do profissional de recrutamento e seleção. Além disso, a cultura da empresa também pode ser um ponto de atenção para o candidato.
Haja vista que é possível direcionar diversas respostas e entender a missão, visão e valores da organização. Sendo assim, são diversos fatores que amparam o perfil do candidato e permitem que a avaliação seja justa e genuína, de forma que todos possam avaliar a compatibilidade da vaga e a adequação do perfil.