A construção do currículo requer coerência, organização e direcionamento

A construção do currículo requer coerência, organização e direcionamento. Confira algumas dicas relevantes e adaptáveis!

A elaboração do currículo pode ser um diferencial para o profissional que busca uma recolocação no mercado de trabalho atual. Sendo assim, é relevante que se atente a construção das informações para que consiga se direcionar de maneira assertiva, considerando os diversos fatores que impactam na avaliação do currículo.

A construção do currículo requer coerência, organização e direcionamento

Os dados inseridos no currículo precisam de direcionamento. Por isso, eles devem ser sucintos e objetivos, de maneira que a visualização do documento profissional esteja organizada. 

Evite informações excessivas 

Por isso, é pertinente que você se atente para que não construa um currículo com informações muito extensas ou excessivas. Sendo assim, evite textos muito grandes e sem pontuação, pois esse tipo de confusão na visualização do documento pode causar o descarte do documento, sem que seja devidamente analisado.

Destaque os pontos principais de sua trajetória profissional

Sendo assim, é relevante que destaque os pontos principais de sua trajetória profissional, considerando que são pontos que serão explorados futuramente durante uma entrevista de emprego. Por isso, você pode destacar rapidamente os fatos importantes,e, caso seja viável, pode fazer uso de palavras pertinentes à sua área de atuação.

Objetivo sucinto e direto

O seu objetivo precisa ser direto. Por isso, você deve inserir o seu cargo dentro da sua área de atuação. Por exemplo: auxiliar de faturamento; assistente de relacionamento com o cliente; analista de recrutamento e seleção; gerente de equipe comercial etc.

É importante ressaltar que todos os campos do seu currículo precisam de objetividade, sem que insira informações excessivas. Por isso, é relevante que não coloque dados referentes aos números de sua documentação pessoal, por exemplo.

Habilidades, competências e experiência profissional 

Além disso, é importante que você elabore o seu currículo com coerência em todos os campos. Dessa forma, caso você opte por inserir um resumo no seu documento, crie algum tipo de relação entre as suas competências e habilidades sociocomportamentais inseridas no seu resumo e os pontos citados na sua experiência profissional.

Certamente, essa relação é uma análise importante dentro do processo de seleção do seu material. Entretanto, é importante ressaltar que essa relação pode ocorrer de forma indireta.

A construção da sua imagem profissional 

Por fim, não menos importante, a mesma coerência você deve ter no que diz respeito a sua foto, sendo que, juntamente com os demais dados, a sua foto constrói a sua imagem profissional. Portanto, evite imagens que se destaquem negativamente por conta de ambientes muito pessoais ou festivos, por exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.