Entrevista de emprego: apresente soluções orgânicas durante o processo seletivo

Entrevista de emprego: apresente soluções orgânicas durante o processo seletivo e eleve suas chances de sucesso. Veja dicas!

Uma entrevista de emprego pode ocasionar estresse e ansiedade no candidato, uma vez que muitas pessoas não se sentem à vontade em uma situação de avaliação.

Entrevista de emprego: apresente soluções orgânicas durante o processo seletivo

Entretanto, o profissional de recrutamento e seleção está apto para lidar com esse nervosismo, porém, cabe ao candidato conceituar a entrevista como uma apresentação pessoal e não como um julgamento.

Não fique aquém do seu potencial no mercado de trabalho

Excelentes profissionais podem ficar aquém de seu potencial durante um processo seletivo. Visto que muitas pessoas possuem um comportamento assertivo e direcionado na rotina de trabalho, porém, podem ter dificuldades de exposição de seus pontos positivos, quando avaliadas.

Tenha atenção plena ao seu próprio comportamento e à construção de sua narrativa

Por isso, é importante que tenha atenção plena ao seu próprio comportamento e à construção de sua narrativa para que consiga se direcionar, considerando todas as necessidades do mercado atual.

Sendo assim, é importante que você procure chegar um pouco mais cedo ao local da entrevista de emprego; trabalhe a sua respiração; se familiarize com o ambiente; tenha domínio sobre construção da narrativa; evite cruzar braços e pernas; não mantenha objetos em seu colo; fale pausadamente; não  gesticule em excesso; dentre outros fatores.

Evite um comportamento autossabotador

São muitos os fatores pertinentes ao comportamento do candidato durante uma entrevista de emprego. Entretanto, quanto mais consciente você estiver de que está transmitindo uma mensagem negativa por meio de sua postura, maiores são as chances de que você corrija esse comportamento.

Aprofunde o conhecimento sobre o seu próprio currículo 

Além disso, aprofundar o conhecimento sobre o seu próprio currículo é um fator de grande valia para que você alcance seus objetivos profissionais. Por isso, verifique em sua experiência profissional quais são seus pontos fortes, quais são seus pontos fracos e o que você pode fazer para contorná-los.

Competências e habilidades sociocomportamentais

Dessa maneira, você irá conseguir se posicionar positivamente, pois estará mais seguro quanto as suas competências e habilidades sociocomportamentais.

É relevante adaptar essas dicas à sua realidade

Portanto, é relevante adaptar essas dicas à sua realidade para que você consiga apresentar soluções orgânicas durante o processo seletivo ao pontuar algo negativo.

Por exemplo, você pode informar que se vê como uma pessoa tímida, porém, pretende estudar teatro para melhorar a sua comunicação. Dessa forma, você estará evitando um comportamento autossabotador e se colocando positivamente no processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.