Você pode obter sucesso durante a entrevista de emprego ao minimizar o nervosismo inerente à uma avaliação. Para isso, é necessário que na condição de candidato você se prepare, ainda que minimamente.
Entrevista de emprego: apresente os pontos destacáveis do seu currículo de forma orgânica
É natural que um candidato fique nervoso ao se sentir avaliado. No entanto, você deve entender a entrevista de emprego como uma oportunidade para que você apresente os pontos destacáveis do seu currículo. Sendo assim, quando você fica aquém do seu potencial de mercado, você esconde a sua capacidade, fazendo com que a avaliação que o profissional de recrutamento e seleção seja demasiadamente sucinta, e, portanto, não genuína.
Oportunidade de realizar a sua apresentação profissional
No entanto, é importante que você conceitue que essa é uma oportunidade para que você fale sobre sua carreira e seus objetivos, e não julgamento de sua personalidade. Por isso, você pode se preparar atentando ao seu próprio comportamento. Já que essa observação pode diminuir os comportamentos ansiosos.
Por exemplo, você pode chegar com alguns minutos de antecedência ao local da entrevista de emprego e se familiarizar com o ambiente. Dessa forma, você poderá trabalhar a sua respiração e melhorar o seu raciocínio, sendo esse um ponto simples que pode fazer bastante diferença no seu posicionamento durante a entrevista de emprego.
O seu comportamento e postura
Ter atenção plena ao que você mesmo diz também é um ponto relevante no controle do seu nervosismo e no seu tom de voz. Além disso, essa é uma maneira de você respeitar a ordem dos fatos durante a sua narrativa.
Sendo assim, evite gesticular excessivamente; não mantenha os braços cruzados; mantenha contato visual com o condutor do processo seletivo; controle o seu tom de voz; evite balançar as pernas enquanto fala. Se for possível, não deixe objetos em seu colo.
Narrativa e situações
Você também deve construir uma narrativa que destaque os pontos fortes de sua carreira. Sendo assim, fale sobre situações concretas que podem reforçar pontos relevantes, como sua proatividade; gestão de equipe; facilidade para lidar com metas etc. Por outro lado, o equilíbrio das informações deve ocorrer através de apontamentos honestos sobre os pontos de sua personalidade que requerem melhorias.
Autoconhecimento profissional
É importante que você leve pequenas soluções, já que esse ponto pode demonstrar autoconhecimento profissional. Por exemplo, você pode se colocar uma pessoa tímida. Porém, pode informar que deseja realizar um curso de teatro. Dessa forma, você estará se colocando de maneira objetiva e demonstrando seu potencial profissional.