Entrevista de emprego: adote uma postura positiva através da auto-observação

Entrevista de emprego: adote uma postura positiva através da auto-observação

Adote uma postura positiva através da auto-observação durante a entrevista de emprego. Confira dicas para o candidato!

É importante que o candidato direcione a sua postura durante a entrevista de emprego para que possa alcançar resultados resolutivos no que diz respeito ao seu futuro profissional.

Entrevista de emprego: adote uma postura positiva através da auto-observação

O direcionamento do candidato envolve fatores diretos e indiretos. Por isso, é importante considerar suas particularidades e personalidade na construção de sua narrativa e na sua postura corporal.

Direcione o seu comportamento

Entretanto, existem alguns pontos relacionados ao comportamento do candidato que devem ser considerados para que o candidato não fique aquém do seu potencial; já que é possível evitar uma postura fechada através da auto-observação durante o processo seletivo.

Assim sendo, é relevante para o candidato que evite cruzar os braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; direcione seu comportamento e sua postura; não deixe objetos no seu colo; tenha cuidado para não interromper o condutor do processo seletivo; destaque seu potencial de maneira assertiva durante a construção de sua narrativa; evite atrasos e conheça seus pontos fracos.

A construção de sua narrativa envolve sua experiência profissional

A construção da narrativa do candidato é composta por fatores inerentes às suas vivências anteriores e também é possível destacar sua personalidade de maneira orgânica.

Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações que reforcem sua criatividade; senso de urgência; facilidade para lidar com pressão; capacidade analítica; objetividade; bem como, gestão de pessoas; acompanhamento de projetos; gestão de processos; senso de coletividade; proatividade, dentre outros aspectos que sejam referentes ao seu perfil profissional.

Apresente soluções para seus defeitos

Certamente, durante o processo de recrutamento e seleção o candidato terá de responder a perguntas sobre seus defeitos. Por isso, é relevante que fale sobre seus pontos fracos de maneira resolutiva.

Por exemplo, é possível que se coloque como uma pessoa tímida, ao passo que é eficiente que informe que deseja realizar um curso de teatro; ou ainda, é possível informar que precisa melhorar o seu nível de conhecimento sobre um determinado sistema, porém, é possível informar que está realizando cotações com escolas específicas.

A cultura organizacional

Além dos fatores relacionados ao seu comportamento e narrativa, é importante que o candidato analise a cultura da empresa. Haja vista que através da trajetória da organização é possível ao candidato verificar a compatibilidade da vaga, considerando os seus objetivos de carreira e valores pessoais. Uma vez que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos, além de ser um ponto de conhecimento relevante durante o processo de recrutamento e seleção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.