Entrevista de emprego: adote uma postura assertiva e direcione sua comunicação

Adote uma postura assertiva e direcione sua comunicação durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis!

Você pode direcionar a sua postura durante a entrevista de emprego, evitando ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho atual.

Entrevista de emprego: adote uma postura assertiva e direcione sua comunicação

É importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma forma de apresentar o seu currículo de maneira direcionada e objetiva, e não como uma forma de se sentir julgado. Haja vista que esse pensamento autossabotador pode fazer com que o nervosismo  domine o seu posicionamento.

O candidato precisa se posicionar durante o processo seletivo, adotando uma postura assertiva, levando uma narrativa coerente para o processo de recrutamento e seleção.

O seu comportamento transmite uma mensagem durante a entrevista de emprego

Sendo assim, na condição de candidato, é importante que evite que cruzar os braços e pernas; direcione a sua postura; mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo; faça perguntas pertinentes; tenha cuidado para não interromper os demais participantes; procure chegar mais cedo ao local da entrevista de emprego; não deixe objetos em seu colo; evite gesticular excessivamente; controle o seu tom de voz, dentre outros aspectos pertinentes a construção de sua postura.

O candidato deve se atentar à construção de sua narrativa

Além disso, o candidato deve se atentar à construção de sua narrativa. Visto que uma postura ativa requer o direcionamento de sua trajetória profissional.

Leve para a entrevista de emprego situações concretas 

Sendo assim, leve para a entrevista de emprego situações concretas que corroborem seus valores profissionais; ao passo que também você deve equilibrar as informações, contornando seus efeitos para que possa apresentar soluções.

Apresente soluções para seus pontos fracos

Por exemplo, você pode se colocar para uma pessoa que possui dificuldade para elaborar e ministrar um treinamento, uma vez que se entende como uma pessoa tímida. Porém, pretende realizar um curso de teatro para melhorar sua comunicação.

Reforce seus pontos positivos

Da mesma forma, você pode levar para a entrevista de emprego situações que reforcem a sua proatividade; facilidade para gestão de pessoas; engajamento; comprometimento com metas; senso de urgência, dentre outros aspectos que sejam correlatos ao seu perfil profissional.

Torne justa a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção

Dessa forma, irá direcionar o seu posicionamento, evitando ficar aquém do seu potencial. Por conseguinte, tornará justa a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção, já que você não estará se escondendo durante todo o processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.