A entrevista de emprego é uma situação que requer direcionamento por parte do candidato, considerando o fluxo de informações durante a sua narrativa e o seu comportamento durante o processo de recrutamento e seleção.
Entrevista de emprego: adote uma postura assertiva e construa uma narrativa direcionada
O candidato precisa se atentar a alguns fatores para que adote uma postura assertiva e construa uma narrativa que corrobore seus valores profissionais. Haja vista que ao se deixar dominar pela ansiedade, o candidato pode ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho.
Leve para a entrevista de emprego situações que corroborem seus valores
É importante para o candidato que leve para a entrevista de emprego situações que corroborem seus valores de modo direcionado. Sendo assim, fale sobre suas vivências anteriores, citando projetos dos quais você participou; implementações feitas por você; resultados relacionados à gestão de equipe; comprometimento com metas; argumentação em vendas, dentre outras situações que façam jus ao seu perfil profissional.
A narrativa deve ser acompanhada por uma postura participativa
Por outro lado, você deve ter atenção plena ao seu comportamento, na condição de candidato, já que a narrativa deve ser acompanhada por uma postura participativa. Sendo assim, evite gesticular excessivamente; não deixe seus braços cruzados; fale de maneira calma; controle o seu tom de voz; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; não deixe objetos no colo; evite atrasos, dentre outros pontos.
A cultura da empresa a viabilidade da contratação
Conhecer a cultura da empresa é outro ponto relevante para o candidato no momento atual, considerando a volatilidade do mercado e, por conseguinte, a empregabilidade instável. Sendo assim, é relevante que conheça a trajetória da organização e seus valores, de modo que possa avaliar a viabilidade da contratação; já que essa contratação deve ser justa e positiva para todos os envolvidos.
Adapte essas dicas e evite adotar uma postura de autossabotagem profissional
Além dos fatores citados, é relevante que o candidato analise de forma aprofundada o seu próprio currículo; já que este é um ponto estratégico de exploração de sua vivência profissional, que pode direcionar a sua carreira.
Certamente, essas dicas são adaptáveis, porém, são pontos de grande valia para que o candidato evite adotar uma postura de autossabotagem profissional ao não se colocar positivamente durante o processo seletivo. Portanto, se direcione de modo orgânico e alcance seus objetivos profissionais no mercado de trabalho atual.