A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato faça uma apresentação pessoal sobre sua carreira profissional. Por isso, é importante que o candidato entenda a entrevista de emprego como uma apresentação pessoal e não como um julgamento de sua personalidade.
Entrevista de emprego: adaptabilidade, postura e narrativa
Infelizmente, é comum que excelentes profissionais não sejam excelentes candidatos e acabem não conseguindo ocupar uma vaga que seria viável para todos os envolvidos, considerando a adaptabilidade entre os princípios e perfis, bem como, os objetivos de ambas as partes.
No entanto, é possível reverter essa situação através de um direcionamento assertivo por parte do candidato, de modo que não esconda o seu potencial competitivo no mercado de trabalho.
Conheça a sua própria trajetória de modo abrangente
Por isso, é relevante que o candidato conheça a sua própria trajetória de modo abrangente. Sendo assim, analise o seu próprio currículo e verifique situações que você pode levar para entrevista de emprego; já que é possível reforçar os seus pontos positivos por meio de situações concretas.
É aconselhável ao candidato que equilibre a sua narrativa
No entanto, é aconselhável ao candidato que equilibre a sua narrativa, considerando também os seus pontos fracos, de modo que leve soluções para cada apontamento negativo. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento profissional de modo orgânico.
A postura corporal do candidato é um ponto fundamental
Além disso, a postura corporal do candidato é um ponto de bastante relevância durante o processo seletivo. Sendo assim, é relevante que evite cruzar os braços e pernas; fale pausadamente; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção; não mantenha objetos em seu colo; responda a todas as perguntas de maneira focada, dentre outros aspectos que corroboram a mensagem transmitida pelo candidato durante a entrevista de emprego.
Analise a cultura empresarial
Além disso, é importante também que o candidato analise a cultura empresarial. Uma vez que através do conhecimento sobre a cultura da empresa é possível direcionar o seu posicionamento, considerando as diversas vertentes envolvidas na missão, visão e trajetória da organização.
Por isso, a análise cultural da empresa é importante para que possa responder às diversas perguntas feitas durante uma entrevista de emprego; bem como, é um fator importante para que possa analisar a viabilidade da vaga. Uma vez que a análise deve ser feita por todos os envolvidos, de modo que a contratação ocorra como um fator positivo para todos os objetivos em questão.