Entenda os termos da oração e sua classificação

Entenda os termos da oração neste artigo! Presentes em qualquer avaliação de Língua Portuguesa, seja ela do ensino básico, de vestibular, do Enem ou de concursos, os termos da oração estão em muitas questões de análise sintática.

Desse modo, é preciso compreendê-los e saber diferenciar os tipos.

Na oração, cada palavra desempenha uma função sintática específica.  Nesse sentido, os termos são palavras que são consideradas conforme a função sintática que desempenham na oração.

Os termos da oração se dividem em integrantes, acessórios e essenciais. Ou seja, há três grupos que você precisa compreender e analisar sintaticamente nas avaliações.

Portanto, apresentaremos a definição desses grupos exemplificando-os.

Termos essenciais

Como o próprio nome já expressa, os ditos termos essenciais da oração são aqueles que sempre estão na oração, são indispensáveis. São eles, o sujeito e o predicado, todas as orações da língua portuguesa apresentam sujeito e predicado, mesmo que o sujeito da oração seja nulo.

Termos integrantes

Os termos integrantes são aqueles que complementam o sentido do verbo na oração e, também, o sentido dos nomes, tornando as orações plenas em significado: complementos verbais e complemento nominal.

Os complementos verbais são o objeto direto, aquele que ocorre sem preposição, e objeto indireto, cuja realização deve ter como antecedente uma preposição.

Já o complemento nominal, como o nome explicita, acrescenta significação ao nome. Logo, complementa substantivos, adjetivos e advérbios.

Há também um terceiro termo integrante, o agente da passiva, cuja presença se dá em estruturas da voz passiva. Geralmente o sujeito da voz ativa passa a ser um termo integrante na voz passiva.

Termos acessórios

Por fim, temos os termos acessórios, aqueles ditos dispensáveis (mas não tanto!). Apesar de desempenharem papel secundário, são muito importantes para a semântica das orações, pois acrescentam informações a mais.

Isto significa dizer que, mesmo que não tenham sido exigidos pelo verbo e que, se retirados da oração, não afetarão a estrutura sintática, desempenham também suas funções.

São termos acessórios os adjuntos adnominais, adjuntos adverbiais e apostos.

 

E aí? Curtiu nosso resumo? Se quiser o detalhamento das classificações é só comentar aqui!

Para mais dicas de português, veja artigo sobre escrita e sobre termos anafóricos e catafóricos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.