Entenda o ciclo do nitrogênio 

O nitrogênio é um tipo de gás presente no ar, principalmente na forma de N2. Contudo, por ser pouco reativo quimicamente, permanece livre e acaba não sendo assimilado pelos seres de maneira simples. 

O nitrogênio também é composto por moléculas de proteína e ácidos nucléicos das células, representando uma substância de extrema importância para qualquer organismo vivo. 

Algumas espécies de plantas possuem a capacidade de fixar o nitrogênio no ar por meio da associação com várias espécies de bactérias ditas fixadoras, que vivem em nódulos em suas raízes. 

Essas espécies de plantas fazem parte do grupo das leguminosas, por exemplo:

  • Feijões;
  • Sojas;
  • Lentilhas.

Também existem as bactérias livres no solo, que ajudam na transformação do N2 em nitratos. Além do mais, elas possuem papel fundamental no ciclo do nitrogênio, pois atuam em diversas etapas. 

Vale destacar que outro meio de fixação do nitrogênio se dá por meio de raios. 

Essa matéria pode ser cobrada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em vestibular e também em concursos públicos, dependendo da área. O que acha de acompanhar o post para entender melhor sobre o tema? Boa leitura!

Etapas do Ciclo do nitrogênio

É importante destacar que, assim como o ciclo biogeoquímico, como o da água ou do oxigênio, por exemplo, o ciclo do nitrogênio também apresenta um fluxo de matérias e energia que são ininterruptos na superfície e fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas.  

Veja abaixo, as etapas que facilitam a compreensão do processo global do ciclo do nitrogênio.

Fixação

Bactérias fixadoras livres no solo ou ligadas a raízes de leguminosas transformam o nitrogênio do ar (N2) em amônia (NH4+) e nitratos (NO3-).

Amonificação

A ureia (NH2)2CO faz parte dos resquícios do metabolismo dos animais que acaba sendo eliminada pela urina, transformando-se em amônia por meio de bactérias presentes na superfície.

Nitrificação

Bactérias nitrificantes do solo transformam a amônia em nitratos.

Desnitrificação

O nitrogênio acaba sendo restituído na superfície por meio das bactérias desnitrificantes que o convertem através dos nitratos presentes no solo.

Importância do ciclo do nitrogênio

O nitrogênio é um gás presente na natureza essencial para garantir o bom desenvolvimento das plantas e dos animais que o obtém, de maneira direta ou indireta através dos vegetais, sejam eles herbívoros ou carnívoros.

Para se ter ideia da importância do nitrogênio para as plantas, quando ele está escasso, de modo geral, serão utilizados fertilizantes industrializados. Por exemplo: 

  • Salitre do Chile;
  • Nitrato de sódio;
  • Nitrato de potássio. 

Podem ser encontrados de maneira natural em alguns solos ou então  por meio de soluções alternativas: rotação de culturas (alternando plantas que consomem e repõem o nitrogênio) e adubação verde (utilizar restos das leguminosas).

Porém, quando há excesso de nitratos e amônios na superfície por conta do uso de fertilizantes e compostos oriundos da atividade animal, essas substâncias acabam poluindo corpos d’água, provocando a chamada lixiviação dos solos. 

Esses fatores provocam o aumento de nutrientes e proliferação das algas, gerando um desequilíbrio conhecido como eutrofização. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o ciclo do nitrogênio?

Não deixe de ler também – Biologia: Entenda o Ciclo do Fósforo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.