Entenda como funciona a economia planificada

O sistema econômico conhecido como Economia Planificada tem como principal objetivo o desenvolvimento da produção controlada pelo Estado, o qual fica responsável pelo planejamento e pelas metas da economia do país. 

Esse sistema econômico também pode ser conhecido como “Economia Centralizada”, sendo um modelo proposto pelo Socialismo. 

A economia planificada busca suprir o mercado para garantir as necessidades sociais da população, possível de ser implementado por meio da prosperidade econômica do Estado. 

O tema é constante em questões do Enem, vestibulares e concursos públicos. Portanto, vale a pena entender mais para fortalecer os estudos. Acompanhe o artigo!

Características da Economia Planificada

Podemos citar como principais características desse sistema econômico:

  • Maior parte das empresas são estatais;
  • Não existe concorrência empresarial;
  • Ausência de inovação, ocasionada pela falta de concorrência;
  • Opõe-se ao modelo econômico de economia de mercado.

Na economia planificada, que é contrária à economia de mercado, o Estado elabora um plano econômico detalhado com informações que define o quê, como, quanto, para quem produzir e quanto cobrar.

O Estado realiza uma análise de produção, visando fabricar somente aquilo que é necessário. Desse modo, é definido quanto será investido e como serão distribuídas as matérias-primas pelos produtores. Além disso, os preços vigentes também fazem parte das competências do Estado.

Outra particularidade válida de ser citada é que a economia planificada busca a redução do desemprego com o intuito de assegurar as necessidades básicas da população.

Planos quinquenais

A economia planificada ficou muito popular na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que adotou o sistema no final da década de 1920. Na URSS, os planos estatais eram conhecidos como “planos quinquenais”.

Para se ter uma ideia, a Coreia do Norte adotou o sistema de planos quinquenais,  influenciada pelos planos de Stalin, líder comunista da União Soviética. 

Esse também era o sistema econômico utilizado na China até ocorrer a mudança para economia mista no final da década de 1970. 

E o que é Economia de Mercado?

Na economia de mercado, o setor privado regula a economia de um país. Além disso, há pouca intervenção do Estado. 

Esse sistema faz parte do capitalismo e tem como principal objetivo a obtenção de lucro. Tal modelo também pode ser conhecido como economia descentralizada. 

Economia Mista

A Economia Mista busca mesclar medidas presentes na economia planificada e de mercado. Trata-se de um modelo vigente em boa parte dos países, afinal, eles não adotam exclusivamente um sistema. Mas vale dizer que, mesmo na economia mista, um sistema sobressai o outro. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre economia planificada?

Não deixe de ler também – Deflação: Entenda o fenômeno econômico cobrado em vestibular e no ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.