Entenda como funciona o modelo híbrido de trabalho 

O modelo híbrido de trabalho se tornou uma realidade para muitas empresas por conta da pandemia da covid-19 e surpreendeu pelos resultados. 

Com a chegada do novo coronavírus muitas empresas foram obrigadas a se adaptarem ao distanciamento social e seus funcionários trabalharem de maneira remota, através do “Home Office”. 

Esse modelo já fazia parte da rotina de alguns profissionais, sobretudo da área de tecnologia. Em síntese, eles trabalham de maneira remota de suas casas, por meio de computadores e softwares recebendo suas tarefas e suporte de maneira virtual por videochamadas. 

O home office funciona para todos?

Trabalhar de casa de modo online pode ser muito funcional, no entanto é efetivo apenas para uma parcela da sociedade que possui boa infraestrutura em suas casas, assim como ausência de problemas domésticos. 

A falta de serviços de internet de qualidade, eletricidade estável, infraestrutura em casa, entre outros fatores, demonstram como esses recursos são escassos principalmente em regiões afastadas dos grandes centros e também inviável para o orçamento do funcionário. 

Além disso, uma pesquisa realizada pelo Linkedin, demonstra que 39% dos entrevistados apontam que a falta de contato dos colegas também é um fator desfavorável no home office. Afinal a saúde mental acaba afetada quando se está em isolamento. 

Ademais, outra questão trabalhista levantada são os problemas de carga horária e a ausência de ergonomia em cadeiras e mesas. Ou seja surge como um possível passivo trabalhista para os empregadores. 

Modelo híbrido de trabalho: Equilíbrio é primordial

No contexto atual surge como opção o modelo híbrido de trabalho. Ele busca juntar os dois mundos, mantendo a flexibilização do trabalho remoto, mas com o equilíbrio necessário. 

Em síntese, o trabalho híbrido consiste em manter dias em que o colaborador exerça suas funções na empresa e outros dias de modo remoto. Vale destacar que não necessariamente em casa, mas em qualquer lugar, o chamado AnywhereOffice. 

A saber, nesse modelo de trabalho espera-se que o trabalhador consiga melhor produtividade por conta da flexibilidade, assim como ganhará tempo e confiança.

Já no lado empresarial, o empregador diminuirá custos operacionais com a redução de espaços físicos. Além disso a cidade se beneficiará com a diminuição dos deslocamentos diários, menos poluição e trânsito. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o modelo híbrido de trabalho?

Não deixe de ler também – Home office e homeschooling na pandemia: os dois lados da moeda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.