Segundo dados de uma pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), 75% das pessoas pretendem financiar um imóvel próprio, dentre estas, 31% pretendem priorizar um imóvel novo.
Financiamento imobiliário da Caixa
A Caixa Econômica Federal (CEF) é uma das maiores fontes de financiamento imobiliário do país. Sendo assim, é importante considerar a sua simulação dentro de um processo de financiamento.
Simule o seu financiamento
Realizar uma simulação do financiamento do imóvel é muito importante para tomar a melhor decisão. Além disso, a simulação facilita a aprovação do financiamento por parte da Caixa Econômica Federal (CEF).
Defina pontos importantes para o seu financiamento, tais como: qual é a categoria do imóvel; qual é o tipo de financiamento; qual é o valor aproximado e qual é a localização do imóvel. É importante ter clareza sobre um imóvel novo ou usado, ou se pretende reformar ou construir.
Além dessas definições, é necessário considerar a renda familiar, bem como se a compra será feita por uma escolha individual ou em conjunto. Ou ainda, se o comprador já possui um imóvel em seu nome. Visto que todos estes fatores são considerados para a aprovação do financiamento imobiliário.
Documentação necessária
Para comprovar as condições simuladas, é necessário reunir a documentação. Já que para solicitar o financiamento imobiliário junto à Caixa Econômica Federal (CEF), o futuro comprador deve apresentar a carteira de trabalho, o documento de identidade, o CPF, os comprovantes de renda residência, bem como o extrato do FGTS, a declaração do Imposto de Renda e a comprovação do estado civil.
É válido ressaltar que outros documentos podem ser exigidos pela instituição financeira, já que para algumas profissões existem outras formas de comprovação de renda.
Os trabalhadores assalariados devem apresentar os holerites dos últimos meses, já a pessoa jurídica deve comprovar renda através do extrato do pró-labore, ou ainda, por extratos bancários.
Solicitação da análise de crédito
Para solicitar a análise sobre o financiamento, o comprador deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, no entanto, se for um correntista da Caixa, é importante procurar a agência na qual abriu a conta. Ao obter uma linha de crédito, é muito importante que analise as melhores condições do imóvel de seu interesse.
Regularização do imóvel
Verifique se o imóvel que pretende financiar está totalmente regularizado, sem pendências de impostos e outras pendências junto à prefeitura. Esse é um ponto de muita atenção, já que a Caixa Econômica Federal (CEF) não aprova o financiamento de imóveis com pendências.
A aprovação total para a efetivação do contrato ocorrerá somente após uma avaliação técnica feita por profissionais designados pela Caixa Econômica Federal (CEF).
Além disso, nesta fase o vendedor também precisa apresentar documentação comprobatória referente ao imóvel, bem como é necessário analisar o valor de mercado e a compatibilidade da proposta de venda.
Análise técnica
Somente após este procedimento de análise técnica, um laudo será emitido, o que servirá de base para a aprovação do financiamento.
É válido ressaltar que o laudo técnico não é uma garantia de que o financiamento será aprovado pela Caixa Econômica Federal (CEF), mas é parte da política interna da instituição quanto à documentação.
A condução desse processo é feita pela Caixa, entretanto, o cliente pode acompanhá-la, ainda que seja de maneira online.
Contrato
A assinatura do contrato deve ocorrer somente após a conclusão do procedimento. Sendo assim, tanto o vendedor, como o comprador precisam se dirigir à agência que está intermediando o processo de financiamento do imóvel.
Existem outras instituições financeiras que realizam diferentes modelos de financiamentos imobiliários. Entretanto, a Caixa Econômica Federal (CEF) é a que mais se destaca dentro deste segmento no Brasil.