Há muitos fatores a serem considerados ao iniciar um negócio, desde as finanças até a demanda do mercado pelo tipo de produto ou serviço que você planeja oferecer. Isso nem começa a cobrir todas as outras escolhas que precisam ser feitas para aumentar suas chances de sucesso. Por isso que hoje, indicaremos como definir um nicho de mercado para sua empresa.
A maior dúvida, é decidir o que será vendido e para quem é uma das decisões que demanda mais tempo e esforço. E para isso, saber o que é um nicho de mercado é fundamental.
Tudo, desde os tipos de produtos e serviços vendidos, à identidade da empresa e os canais de distribuição, as campanhas publicitárias, a localização da vitrine, a presença de rivais em potencial e à dificuldade de entrar no mercado depende do nicho de mercado que sua empresa escolher.
O que é nicho de mercado?
Primeiramente, o nicho de mercado refere-se a um alvo de negócios em uma indústria maior. Em geral, o valor de um nicho de mercado aumenta quando há poucos negócios concorrentes que podem atender com eficiência o público-alvo do nicho.
É uma redução de uma área maior para melhor atender as necessidades de um subconjunto menor de pessoas. Assim, um nicho de mercado é escolher um segmento de mercado menos explorado. Ou seja, composto por consumidores que compartilham características semelhantes e com necessidades únicas que ainda não atenderam.
Quando uma empresa determina sua área de atuação, ela pode direcionar seus recursos para atingir aquele segmento de mercado que ainda é relativamente inexplorado, mas ficaria grato em aprender sobre uma empresa que pode atender às suas necessidades específicas.
Como definir um nicho de mercado para sua empresa?
Agora que você tem uma compreensão firme que é um nicho de mercado, podemos ajudá-lo a encontrar aquele que será frutífero para os planos de expansão de sua empresa. Para tanto, fique atento às seguintes sugestões:
Realize pesquisas de tendências de consumo
Uma forma de entrar em contato com essas oportunidades de negócios é buscar referências de mercado sobre quais tipos de tendências de consumo existem.
O relatório “Tendências Globais de Consumo” da Euromonitor, fornece informações sobre as preferências dos consumidores em todo o mundo, incluindo aquelas que as empresas devem buscar satisfazer.
Este documento favorece o direcionamento para empresas que investem em sustentabilidade e valores associados à construção de um mundo melhor. Dessa forma, sugerindo que as empresas devem manter seus processos de compra tão fluidos e consistentes, quanto possível em todos os canais.
Desta forma, é possível ajustar sua estratégia de desenvolvimento de produtos para ampliar a sua busca por percepções que lhe permitirão criar um nicho único e oportuno que as pessoas acharão verdadeiramente valioso.
Promova seus interesses e paixões
Com um público de nicho, é fundamental mergulhar no mundo deles para que a mensagem da empresa ressoe com a mesma sinceridade e entusiasmo que o público-alvo.
Você precisa estar entusiasmado com o segmento de mercado em que você está operando. Portanto, deve encontrar os produtos e serviços que você precisa para ter sucesso e desenvolver métodos eficazes de comunicação.
Outros podem compartilhar seu entusiasmo por seus interesses, dando a você a oportunidade de lançar um negócio focado em seus passatempos. Pense nas coisas que você gosta de fazer, e pode encontrar as lacunas em sua vida e trabalhar para preenchê-las com produtos e serviços.
Realize uma análise da concorrência
Se você decidir entrar de cabeça em um mercado já povoado por empresas bem estabelecidas, enfrentará desafios maiores para se destacar da multidão e estabelecer um plano de negócios sustentável.
Em um segmento de mercado específico para as principais ofertas de uma empresa, é melhor que haja pouca ou nenhuma concorrência nesse espaço.
Procure ampliar as suas habilidades e experiências
Uma maneira de determinar seu mercado-alvo é fazer um balanço de suas habilidades e experiência. Pense no que você é bom, no que você já trabalhou antes, na educação que recebeu, etc.
Isso pode ajudá-lo a desenvolver produtos e serviços que os clientes vão gostar. Pense em suas habilidades e como você pode usá-las para atender a um mercado específico.
Procure por produtos e serviços que atendam às necessidades do público-alvo
Por fim, pesquisar as demandas atuais do mercado é uma boa prática que pode ajudá-lo a definir seu nicho de mercado, além de identificar tendências de consumo.
O que discutimos até agora, aponta para este conselho sobre a definição de nichos de mercado para o seu negócio. Uma maneira de garantir que o nicho que escolheu tenha potencial de sucesso é conhecer os desafios que quem já atua nele enfrenta.