Entenda as causas da Revolução Americana 

A Revolução Americana ocorreu em 1776 e foi fundamental no processo de independência dos Estados Unidos. 

Além disso, os americanos foram a primeira colônia do continente americano a conquistar sua independência política.

Historicamente esse processo faz parte da crise do antigo sistema colonial e do absolutismo europeu, conhecido como Antigo Regime. Além disso, representou o desenvolvimento do Liberalismo e da Democracia.

A Revolução Americana poderá aparecer em questões de vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Principais causas da Revolução Americana

Muitos fatores foram preponderantes para a Revolução Americana acontecer. Por conta da exploração da metrópole (Inglaterra) sobre as 13 colônias americanas. 

Os americanos estavam muito insatisfeitos com a elevada cobrança de taxas e impostos realizada pelos ingleses. 

Além disso, o povo norte-americano estava fortemente influenciado pelos ideais presentes no Iluminismo e Liberalismo. O povo clamava por igualdade, liberdade, autodeterminação política e econômica, recusa ao absolutismo, liberdade comercial e justiça social. 

Ocorreu em certos momentos o abandono da metrópole em relação às colônias, por conta de dificuldades enfrentadas pela Inglaterra no século XVIII, por conta de revoluções internas e diversos conflitos que os ingleses participavam. 

Ademais, as colônias do Nordeste, estavam com um forte desenvolvimento industrial, fato que irritou extremamente os britânicos. 

Os ingleses então resolveram impedir a industrialização e isso acabou gerando uma enorme insatisfação na burguesia industrial das colônias do nordeste americano.

Vale destacar que a legislação imposta pela Inglaterra dificultava muito o desenvolvimento das treze colônias.

Para acirrar ainda mais os ânimos, houve a criação de novas taxas e impostos para cobrir  os custos de guerra dos ingleses na Guerra dos Sete Anos (1756-1763). Esse acontecimento gerou fortes reações dos colonos americanos.

Criação de diversas leis

A Metrópole inglesa acabou criando diversas leis para controlar os americanos, como a Lei do açúcar de 1764. 

Os ingleses aumentaram os impostos sobre todo açúcar que entrava nas colônias americanas, que não pertencessem às Antilhas Inglesas. 

Esse acontecimento elevou o custo do açúcar nas treze colônias, além de prejudicar severamente os comerciantes americanos.

Além disso, houve a criação da Lei do Selo em 1765 que ordenava o pagamento de um selo para a Inglaterra para que houvesse a aprovação da circulação de qualquer tipo de publicação. 

Ou seja, livros, jornais, documentos, entre outros, nas colônias americanas. Além de ser um novo imposto eles consideravam uma censura imposta pela Inglaterra.

Ademais, o Massacre de Boston depois da Lei do Chá em 1773 ser aprovada pelo Parlamento Inglês, houve reação entre os norte-americanos, pois a lei era desfavorável a eles e favorável aos ingleses. 

Nesse contexto aconteceu a “Festa do Chá de Boston”, um forte protesto de alguns colonos que jogaram no mar parte do carregamento de chá de um navio inglês. 

Por conta disso, os ingleses responderam de forma extremamente violenta, inclusive com mortes de colonos. 

Por fim, ocorreu também a decretação das Leis Intoleráveis (Atos Coercitivos), uma maneira britânica de punir a Festa do Chá de Boston.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre as causas da Revolução Americana?

Não deixe de ler também – Entenda a Fase do Terror da Revolução Francesa .

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.