Entenda a volta às aulas no Rio de Janeiro a partir desta segunda (18) - Notícias Concursos

Entenda a volta às aulas no Rio de Janeiro a partir desta segunda (18)

Escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro vão reabrir suas portas nesta segunda-feira (18) para todos os estudantes. Isto é: sem rodízio e com o padrão original das salas de aulas.

Segundo a prefeitura, voltarão primeiro os alunos da da pré-escola, 1º, 2º, 5º e 9º anos e Carioca II, de aceleração do ensino. Os demais estudantes retornarão na próxima etapa, que se inicia no dia 25 de outubro.

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, estará nesta segunda na Escola Municipal Estados Unidos, no Catumbi, no Centro do município para recepcionar os alunos.

A estratégia da prefeitura é priorizar o retorno dos alunos em fase de alfabetização e daqueles que estão terminando a Educação Infantil ou os ensinos Fundamental I e II. Para esta primeira etapa, 300 mil dos 644 mil estudantes voltam às 1.543 escolas da rede.

Decisão do retorno das aulas presenciais

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a decisão de retomar as aulas presenciais em duas fases foi tomada para garantir a melhor preparação e organização das instituições de ensino.

No dia 25 de outubro, próxima segunda-feira, 344 mil alunos dos 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos, assim como das creches e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e das classes especiais serão os que voltam às atividades in loco.

Ainda segundo a pasta, essa nova fase segue a recomendação do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A melhora do cenário epidemiológico no município do Rio de Janeiro foi o que motivou as entidades públicas a decidirem pela volta às aulas presenciais para 100% dos alunos. As medidas sanitárias continuarão em vigor para todos os presentes.

Aulas nos Estados

Tratando-se da rede estadual de ensino, os seguintes Estados decidiram pelo retorno obrigatório: São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Ceará, Amazonas, Goiânia, Bahia e Alagoas.

“A reabertura das escolas não é um passo irresponsável, há protocolos que não são apenas do Consed. Desde o ano passado temos sistematizado um passo a passo de quais protocolos seguir”, afirmou o presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e atual secretário estadual da educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo em entrevista à CNN.

Não deixe de ler também – Crescem críticas aos atrasos do Auxílio Emergencial do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?