Entenda a importância do Canal da Mancha 

O Canal da Mancha é uma via marítima que liga o Reino Unido e a França. Sua área possui cerca de 75 mil km, estabelecendo uma conexão entre o Mar do Norte e o Oceano Atlântico. 

O Canal da Mancha tem uma profundidade que varia entre 120 metros e 40 metros, além de aproximadamente 560 quilômetros de extensão. 

Além disso, sua largura pode variar entre 180 km na parte oeste e 34 km na parte leste. Ademais, o Canal da Mancha é um dos mais movimentados do planeta. 

A saber, as maiores movimentações no canal ocorrem entre as cidades de Dover na Inglaterra e Calais na França, onde acontece um enorme fluxo de embarcações. 

Por conta das forças das marés e tempestades, vários acidentes ocorreram no Canal da Mancha, principalmente no século XIX quando os barcos eram movidos por velas. 

Contudo, devido a expansão da tecnologia naval, hoje em dia as embarcações possuem diversos sistemas de segurança. 

O Canal da Mancha poderá aparecer em provas de vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto! 

Importância do Canal da Mancha

O Canal da Mancha tem um enorme tráfego marítimo, um dos principais locais de movimentação de embarcações no planeta. Sendo assim possui enorme importância econômica por conta do transporte de mercadorias. 

Vale destacar que a região atrai milhares de turistas e possui uma extensa rede de hotéis contribuindo para o fomento dessa atividade econômica. 

Historicamente o Canal da Mancha serviu de barreira de proteção, contribuindo para a proteção dos ingleses contra as investidas do exército francês de Napoleão e mais tarde da Alemanha Nazista. 

Túnel do canal

O túnel do Canal da Mancha possui 50 km de extensão, o Eurotúnel foi inaugurado em 06 de maio de 1994 por ingleses e franceses. Sua construção durou cerca de 7 anos e contou com 15 mil trabalhadores. 

Sua construção ocorreu no estreito de Dover, e fica a 50 metros abaixo do nível do mar do Norte. Contando com três túneis, dois deles são para trens e um reservado para emergências. 

Ele se tornou o principal meio de interação entre a Grã-Bretanha e a França. Através do transporte de passageiros por meio dos trens, assim como um transporte para veículos e carga. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Canal da Mancha?

Não deixe de ler também – Segunda Guerra Mundial: 10 fatos que podem ser cobrados no ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.