Entenda a Guerra das Duas Rosas 

A Guerra das Duas Rosas ocorreu devido a disputa entre duas dinastias, os Lancasters e os York. 

Os Lancaster possuíam a coroa real e um brasão com uma rosa vermelha, já os York pretendentes ao poder tinham um brasão com uma rosa branca, pelo trono inglês, ambas as famílias eram descendentes dos Plantageneta. 

Os conflitos entre os Lancasters e os Yorks duraram pelo menos 30 anos, em lutas isoladas. Principalmente entre 1455 e 1485, período compreendido pelos governos de Henrique VI, Eduardo IV e Ricardo III. 

A Guerra das Duas Rosas começou em centros feudais ingleses em defesa de terras das quais se viram desapossados durante a Guerra dos Cem anos, contra os franceses. 

Nesse contexto, os conflitos acontecem entre duas famílias que desejam o trono inglês. A família de Edmundo Beaufort, duque de Somerset, da família de Lancaster e Ricardo Plantageneta, duque de York. 

A saber, Ricardo reivindicava os direitos de Henrique VI e da rainha Margarida de Anjou. Já Edmundo apoiava Henrique VI de Lancaster, que sofria com crises de loucura. 

A Guerra das Duas Rosas poderá aparecer em provas de vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Contexto histórico da Guerra das Duas Rosas

Em meio a essa conjuntura conturbada, sobretudo para os Lancaster, por conta do reinado de Henrique VI e suas periódicas crises de loucura, assim como as derrotas sofridas na fase final da Guerra dos Cem Anos, 

Além disso, Ricardo, duque de York, avançou em direção a Londres com um exército com mais de três mil homens, derrotando os soldados reais em 1455 e aprisionando o rei Henrique VI dando início a Guerra das Duas Rosas. 

Após conseguir duas vitórias importantes, a primeira na Batalha de Saint Albans em 1455 e a segunda em 1460 na Batalha de Northampton, Ricardo acaba morto na Batalha de Wakefield também em 1460. 

Sendo assim, Eduardo IV, da família dos York, assume o poder um ano depois, na Batalha de Towton. No entanto, em 1470 foi traído pelos nobres do Parlamento que estavam infelizes com sua liderança. 

Dessa maneira, o trono volta para as mãos de Henrique VI, acontecimento marcado pela divisão dos York. Afinal o irmão de Eduardo, o duque de Clarence, juntou-se aos Lancaster para derrotar Eduardo IV. 

No conflito seguinte, na Batalha de Barnet, Eduardo IV faz as pazes com o irmão e derrota o rei e seus aliados, matando o líder e seu filho, assumindo de novo o trono. 

Eduardo IV reina até 1483, quando morre e tem seu trono apropriado pelo irmão mais novo, Ricardo, Duque de Gloucester. A saber, aparentemente ele matou seus sobrinhos para conquistar o poder, com o título de Ricardo III. 

Desse modo, os Lancaster resolvem conceder o trono a Henrique Tudor, mais tarde conhecido sobre a chancela de Henrique VII. 

O fim do conflito

A Guerra das Duas Rosas chega ao fim em 1485, com a derrota de Ricardo III na Batalha de Bosworth e a chegada de Henrique de Tudor vindo da Bretanha. 

Após a morte de Ricardo na última batalha, assim como de todos os adversários do rei, Henrique Tudor se casa com a filha de Eduardo IV, Elizabeth de York, para unir as famílias e fortalecer ainda mais seu poder. 

Por fim, nasce a Dinastia Tudor, reinando entre 1485 e 1603, através de um regime absolutista instaurado por Henrique VII. Além disso, os nobres nesse período já não conseguiam resistir ao rei, permitindo que ele reinasse sobre a Inglaterra de maneira soberana. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Guerra das Duas Rosas?

Não deixe de ler também – Capitalismo mercantil: Como foi a primeira fase do sistema.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.