Ensino remoto: 5 desafios que comprometem os estudos

Desde o surgimento da pandemia a educação a distância se tornou a principal alternativa de muitas instituições de ensino. As instituições de ensino superior estão retomando gradualmente as aulas presenciais, mas muitas ainda ofertam aulas remotas, por meio do ensino híbrido.

Apesar das vantagens que esse formato apresenta, há também muitos desafios, principalmente no que diz respeito à produtividade. Manter a concentração nos estudos no ambiente familiar requer muito esforço e disciplina.

Principais distrações que comprometem os estudos

Uma das distrações mais comuns é o celular. Desse modo, a melhor solução é desativar as  notificações ou até mesmo desligá-lo durante o período em que estiver estudando. Além disso, diálogos familiares, eletrodomésticos ligados, ou até barulho de animais domésticos  interferem diretamente na concentração. Sendo assim, é fundamental buscar estratégias para diminuir ou eliminar esses estímulos externos do ambiente. 

Outro fator que pode ser prejudicial no ensino remoto é a procrastinação. O mau hábito de deixar para fazer depois atividades, como leituras e trabalhos, é bastante comum entre os estudantes. Isso faz com que muitas delas deixem de ser cumpridas ou sejam executadas sem qualidade. Esse desafio é ainda mais complexo para quem não possui horários bem definidos. Estudar a distância possibilita uma maior flexibilidade, e isso acaba interferindo na disciplina.

Nesse sentido, a dica é criar uma rotina de estudos, com horários fixos e bem definidos para realizar a s atividades. Você pode registrar as demandas numa agenda para ter um panorama cronológico do que deve ser feito. É importante ter metas diárias e se esforçar para cumpri-las dentro do prazo determinado. 

A falta de equipamentos e de uma estrutura adequada também interfere no aprendizado. Não ter  acesso a um ambiente tranquilo e organizado, bons suportes ergonômicos e ferramentas de trabalho corretas comprometem o bem estar e a saúde do estudante, além de inviabilizar um ensino de qualidade.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Leia também Selecionados na 2ª chamada do Prouni 2022/1 devem comprovar informações até terça (29); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.