“Enfim”ou “em fim”: qual está correta?

“Enfim”ou “em fim”: um resumo sobre as duas expressões

Muitos estudantes e concurseiros brasileiros se confundem na hora de usar os termos “enfim” e “em fim”. Isso porque, ambas são muito pronunciadas da mesma maneira e são parecidas.

Porém, é muito importante que você esteja familiarizado com essas expressões e seus usos, já que uma questão sobre esses dois termos pode fazer a diferença entre ser aprovado ou não naquele vestibular ou concurso que você esperou tanto para fazer.

Antes de mais nada, devemos saber que as duas palavras existem na língua portuguesa e que ambas estão corretas. A diferença é que cada uma delas possui o seu significado próprio e deve ser utilizada dentro de um determinado contexto.

“Enfim”: como e quando usar?

“Enfim” possui como sinônimos as palavras “afinal”, “finalmente” e “por fim”.

A palavra pode funcionar como um advérbio de tempo e, nessa caso, será utilizada para mostrar que o assunto está finalizado/concluído. 

Vamos observar estes dois exemplos:

  • Enfim estaremos a sós.
  • Enfim poderemos nos ver neste final de ano.

“Em fim”: como e quando usar?

“Em fim”, escrita de forma separada, assume função de locução adverbial de tempo e, dessa maneira, pode adquirir um papel de advérbio em determinadas orações.

Vale ressaltar que essa palavra é formada a partir da junção entre a preposição “em” e o substantivo “fim”.

Vamos observar dois exemplos:

  • O velho artista nordestino se encontra em fim de carreira.
  • O tio de Antônio está no hospital, doente e em fim de vida.

“Enfim”ou “em fim”: dica final

Ter coerência no que se escreve é um dos fatores mais importantes para um texto impecável. Uma palavra mal colocada em uma redação de vestibular, por exemplo, poderá antecipar um conceito prévio que poderá ser feito pelo examinador a seu respeito, resultando em menos pontos na sua nota final. Assim, guarde as regras que foram apresentadas e insira as palavras “em fim” e “enfim” de maneira correta no seu texto.

“Enfim”ou “em fim”: atenção

Atenção! Algo muito importante a ser notado é que a expressão “en fim”, com o uso da letra “n” depois do “e”, está escrita de maneira incorreta e não existe na língua portuguesa. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.