ENEM e vestibulares: um resumo sobre Max Weber

Maximilian Karl Emil Weber, conhecido simplesmente como Max Weber, foi um sociólogo e economista alemão que contribui muito com a disciplina. Ao lado de Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim, Weber é considerado um dos maiores sociólogos de todos os tempos. 

Diversos elementos que fazem parte do pensamento de Max Weber são abordados com grande frequência por questões de sociologia dentro das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para que você consiga alcançar um bom desempenho no sua prova de sociologia, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo o aquilo você precisa saber sobre o pensamento de Max Weber. Vamos conferir!

Quem foi Max Weber?

Max Weber foi um importante sociólogo que nasceu na Alemanha, no ano de 1864, e viveu até o ano de 1920.

Weber é considerado o fundador da denominada “sociologia compreensiva”, um ramo da sociologia, disciplina que havia sido criada anos antes por Auguste Comte. 

Max Weber: ação social

A análise da realidade social de Weber pressupõe, além de uma visão histórica, a utilização do conceito de “ação social”. A ação social é o principal objeto de estudo da sociologia do sociólogo e, por esse motivo, aparece com frequência em provas. 

Para Weber, o conceito de ação social pode ser usado para denominar toda conduta humana dotada de sentido. Ainda, para o pensador, toda ação social é também uma ação intencional, uma vez que acontece na forma de um comportamento consentindo e planejado. Toda ação social é, dessa forma, orientada  em relação ao comportamento de outros indivíduos dentro de uma sociedade e também  considera o comportamento dos outros como um meio para atingir uma meta.

O sentido da ação social, dessa forma, está sempre relacionado à outros indivíduos dentro de um corpo social: isso significa que agir socialmente é agir tendo as outras pessoas da sociedade também em mente (influência).

Além disso, Max Weber afirma que a ação social acontece quando todos os homens, dentro do corpo social, se comportam de acordo com uma norma comum. Exemplo: todas as pessoas devem usar um certo tipo de roupa para um certo tipo de situação.

Max Weber: quais são os tipos de ação social?

Max Weber afirmava que a ação social, enquanto conduta humana, pode ser dividida em três tipos diferentes. São eles: 

  • Ação tradicional: conduta humana que existe e não é contestada. Exemplo: a influência que um pai exerce sobre o próprio filho;
  • Ação emocional: é toda ação social que é motivada pela emoção e não pela razão;
  • Ação racional: são as condutas que acontecem a partir de um planejamento prévio, que, por sua vez, sofre com a influência de outros membros da sociedade. Esse tipo de ação social pode acontecer com relação a valores ou com relação a fins. Para Max Weber, na sociedade capitalista moderna predomina a ação racional com relação a fins.

Max Weber: estudos sobre o protestantismo e o capitalismo

Uma das obras mais conhecidas e estudadas de Max Weber é “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, publicada em 1905. Nesse livro, o autor expõe uma de suas principais teorias.

Weber argumenta que a evolução do sistema capitalista no continente europeu esteve relacionado de forma direta com o surgimento do protestantismo. Para o sociólogo, os protestantes (com um destaque para os calvinistas) afirmam que os indivíduos estavam predestinados para a salvação ou a condenação e, com isso, criavam uma sensação de ansiedade e uma necessidade de certeza entre os fiéis. Com isso, os europeus passaram a levar o trabalho mais a sério, bem como a economia de dinheiro, com o objetivo de demonstrar que “mereciam” a salvação. Todos esses elementos criaram um cenário ideal para o surgimento e o desenvolvimento do capitalismo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.