ENEM e vestibulares: sociólogos mais cobrados pelas provas

Descubra quais são eles!

ENEM e vestibulares: entenda quais são os sociólogos mais cobrados nessas provas

Todos nós sabemos que a sociologia é uma disciplina extremamente para os estudantes que querem alcançar um bom desempenho em um vestibular ou na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Isso porque, essas provas abordam com frequência questões sobre diferentes tópicos da sociologia, com um destaque para o pensamento dos principais sociólogos.

Além disso, usar o pensamento de sociólogos conhecidos e renomados como repertório na redação pode ser uma boa estratégia para sustentar os seus argumentos e garantir uma pontuação maior para o seu texto.

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com o pensamento dos principais sociólogos que podem ser cobrados nas suas provas. Vamos conferir!

ENEM e vestibulares: Karl Marx

Karl Marx foi um sociólogo do século XIX que elaborou importantes teorias sobre as classes trabalhadoras. Atualmente, Marx é um dos sociólogos mais cobrados em provas de vestibulares e ENEM.

O pensador discorre sobre as suas ideias em sua principal obra, “O Capital”. Segundo ele, a história é movida pela luta de classes, sendo a principal delas aquela entre burgueses e proletários.

Além disso, Karl Marx é conhecido pela sua teoria do materialismo histórico, que afirma que as condições materiais são o motor da história.

ENEM e vestibulares: Max Weber

Max Weber é outro sociólogo cobrado com frequência em provas. O pensador fez uma importante análise da relação entre religião e economia, argumentando que o protestantismo influenciou o desenvolvimento do capitalismo, já que incentivava o trabalho e a busca pelo sucesso material. Sua principal obra é “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, publicada em 1905.

O sociólogo é também o responsável pelo conceito de “ação social”, usado para argumentar que as ações cotidianas dos indivíduos são influenciadas pela sociedade em que esses vivem. Com isso, Weber afirma que o ser humano age conduzido pela vida em sociedade, ainda que de forma insconsciente.

ENEM e vestibulares: Max Weber

Émile Durkheim é um sociólogo francês que é frequentemente abordado nos vestibulares e ENEM.

Durkheim é o responsável pelo desenvolvimento da teoria da solidariedade social. O pensador argumenta que a sociedade é mantida unida por laços sociais e por valores compartilhados, os quais podem entrar em desarmonia com o surgimento de eventos anômalos.

O sociólogo também fez importantes contribuições para a sociologia por meio de sua análise da divisão do trabalho e sua crítica ao individualismo.

ENEM e vestibulares: Auguste Comte

Auguste Comte é considerado o pai da sociologia. O pensador elaborou essa disciplina ao afirmar sobre a necessidade de analisar a organização da sociedade e o seu modo de funcionamento para reestabelecer a ordem da França do século XIX.

O sociólogo, membro do movimento positivista, foi um defensor do cientificismo e da necessidade da valorização da ciência como chave para o progresso da sociedade.

ENEM e vestibulares: Michel Foucault

Michel Foucault é um sociólogo que ficou muito conhecido por sua análise do poder e por sua crítica às instituições sociais.

O sociólogo francês criou uma teoria para argumentar que o poder é difuso na sociedade, ainda que nós não tenhamos capacidade para perceber isso. O poder é usado como uma ferramenta para o fundamental de controle social e opera de forma silenciosa por meio de instituições como a escola, o hospital e a prisão

ENEM e vestibulares: Sérgio Buarque de Holanda

Sérgio Buarque de Holanda é considerado um dos maiores sociólogos brasileiros, abordado com frequência nos vestibular e no ENEM.

Ele é o responsável pela criação de análises sobre os principais componentes e os aspectos fundamentais da cultura brasileira e da formação de seu povo, desde a colonização portuguesa até os dias atuais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.