Enem e vestibulares: principais características do neoliberalismo

O neoliberalismo, como o próprio nome indica, refere-se a um modelo de política econômica. O sistema enfatiza o valor do capitalismo de livre mercado enquanto busca transferir o controle dos fatores econômicos do governo para o setor privado. 

Além disso, ele também faz parte das políticas de privatização, desregulamentação, globalização e livre comércio. Acompanhe o artigo e fique por dentro das principais características do neoliberalismo. 

Principais características do neoliberalismo

O neoliberalismo é um modelo de capitalismo de mercado livre que favorece uma enorme diminuição nos gastos do governo, desregulamentação, globalização, livre comércio e privatização.

Desde os anos 80, o neoliberalismo tem sido associado às políticas econômicas “gotejantes” do ex-presidente Ronald Reagan nos Estados Unidos e da primeira-ministra Margaret Thatcher no Reino Unido.

Vale destacar que o neoliberalismo é constantemente criticado por limitar os serviços sociais, dar poder excessivo às corporações e acentuar a desigualdade econômica.

Conceitos fundamentais

As políticas econômicas neoliberais enfatizam dois fundamentos do capitalismo: 

  • Desregulamentação: a remoção do controle governamental sobre a indústria; 
  • Privatização: a transferência de propriedade, propriedade ou negócios do governo para o setor privado. 

Exemplos históricos de setores desregulamentados nos Estados Unidos incluem os seguintes setores: 

  • aviação civil, 
  • telecomunicações,  
  • transporte rodoviário. 

Outros exemplos de privatização incluem o sistema correcional na forma de prisões privadas com fins lucrativos e a construção do sistema de rodovias interestaduais.

Em síntese, o neoliberalismo tem como objetivo transferir a propriedade e o controle dos fatores econômicos do governo para o setor privado. Além de favorecer a globalização e o capitalismo de mercado livre sobre os mercados fortemente regulamentados comuns nos estados comunistas e socialistas. 

Para se ter uma ideia, os neoliberais buscam aumentar a influência do setor privado na economia, visando grande reduções nos gastos do governo.

De certo, os objetivos do neoliberalismo dependem bastante do governo. Dessa maneira, o neoliberalismo se distancia das políticas econômicas laissez-faire “sem intervenção” do liberalismo clássico. 

Diferentemente do liberalismo clássico, o neoliberalismo é altamente construtivista e precisa de forte intervenção do governo para implementar suas reformas de controle de mercado em toda a sociedade.

Desde os ensinamentos de Aristóteles, os cientistas políticos e sociais sabem que, principalmente nas democracias representativas, os valores do capitalismo neoliberal e do socialismo se cruzam.

Os capitalistas ricos, exigem que o governo não limite seu potencial de lucro, assim como que os órgãos públicos defendam sua riqueza. 

Ao mesmo tempo, os pobres exigem que o governo implemente políticas para ajudá-los a obter uma parcela maior dessa riqueza.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Neoliberalismo? Não deixe de ler também – Enem e vestibulares: o que estudar sobre oligopólio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.