Tópicos importantes sobre a globalização

A globalização é um fenômeno mundial que espalha informações em tempo real, por isso revolucionou os meios de comunicação no mundo todo. 

Vale ressaltar que a globalização afeta de forma direta nossas vidas, afinal engloba áreas que fazem parte do dia-a-dia como a economia, cultura, arte, esporte, meio ambiente, política, entre outras, 

O tema poderá aparecer em questões de vestibulares de todo país e no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe o artigo e saiba tudo sobre!

Principais agentes da globalização

As empresas multinacionais são os principais agentes do processo, tal qual a população, os blocos econômicos, os Estados, entre outros. 

Ademais, algumas nações se destacam na globalização como os Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Alemanha, China, Inglaterra, entre outros. 

Esses países exportam tecnologias para outras nações, auxiliando na entrada de produtos nos mercados do mundo todo. 

Ou seja, muitos países avançaram tecnologicamente e economicamente, devido aos avanços do Neoliberalismo, onde o Estado é menor e o controle fica nas mãos das grandes empresas. 

Isto é, os meios de produção ficam nas mãos das grandes empresas, por isso elas acabam dominando a economia global. 

Dessa maneira, um novo cenário surge com a flexibilização das leis trabalhistas e abertura de fronteiras. Isso resultou em maior liberdade para negociar e expandir. 

Principais setores desenvolvidos

A globalização mudou o cenário de vários setores, inclusive dois deles foram fortemente afetados os meios de transporte e comunicação. 

Ao falar de comunicação, estamos nos referindo a diversas áreas dela, como a publicidade, marketing, transações financeiras, entre outras. 

Isso mudou drasticamente a maneira como os indivíduos compram e gastam seu dinheiro. Comprar através de um cartão de débito ou crédito, transferir dinheiro, realizar um pix, vender produtos na internet, na maior parte essas transações são feitas em alguns cliques no smartphones. 

Já quando falamos sobre os meios de transporte, surgiu a facilidade e comodidade nas compras. Por exemplo, hoje em dia entregam compras até por drone. 

Consequências da globalização

Uma das principais consequências da globalização é o acesso a diversas culturas, ocasionando o hibridismo cultural quando as culturas se misturam e os costumes são experimentados entre povos. 

Entretanto, o choque de culturas poderá desencadear diversas confusões e o surgimento da xenofobia, por exemplo. Contudo, a ideia do hibridismo cultural é a troca de conhecimento e culturas de um povo. 

Já no campo econômico, as grandes empresas têm maior facilidade para montar oligopólios. Ou seja, elas dominam o mercado, dificultando a entrada de empresas menores. 

Outro ponto negativo é a exclusão digital. Ou seja, quem não tem acesso à tecnologia fica excluído do mundo atual. 

Além disso, a desigualdade se faz presente mesmo com o crescimento da globalização principalmente na década de 90, demonstrando que ela não é um modelo justo. 

Por fim, vale destacar que a globalização pode servir a todos que tem situação financeira favorável, inclusive organizações criminosas utilizam dela para se fortalecer. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Ano bissexto: Como funciona e quem criou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.