ENEM e vestibulares: principais elementos do Brasil Colônia

O termo “Brasil Colônia” é usado para denominar foi o período da história do Brasil em que Portugal colonizou e explorou o país.

O assunto é extremamente abordado por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Medio. Assim, é importante que você revise constantemente esse tópico.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com aquilo que você precisa saber sobre o Brasil Colônia. Vamos conferir!

O que foi o Brasil Colônia?

O período conhecido como “Brasil Colônia” começou no ano de 1530, com o início da colonização portuguesa sobre as terras descobertas, e 1822, quando o Brasil se tornou independente.

Contexto histórico do Brasil Colônia

As Grandes Navegações, expedições marítimas europeias da Idade Moderna, começaram em 1492. Com as navegações, Portugal e Espanha passaram a disputar territórios na América e o brasileiro acabou ficando na mão dos lusitanos. Entre 1530 e 1822 o Brasil foi colônia de Portugal.

O descobrimento do Brasil, liderado pelo navegador português Pedro Álvares de Cabral, aconteceu no ano de 1500. No entanto, é importante observar que o Brasil só se tornou colônia trinta anos depois, no ano de 1530. Isso ocorreu porque o país passou por um período pré-colonial, no qual Portugal não demonstrava muito interesse em explorar e colonizar efetivamente essas terras.

Porém, as constantes invasões estrangeiras e a necessidade de recursos forçaram Portugal a dar mais atenção para as terras descobertas, provocando o início da colonização em 1530.

Para aprimorar a administração da colônia, o rei português D. João III criou, em 1534, o sistema de capitanias hereditárias. Na ocasião, o território brasileiro foi dividido em14 capitanias entregues a 12 donatários, nobres portugueses que tinham a posse útil das terras.

O sistema das capitanias hereditárias foi uma estratégia interessante para o governo português, uma vez que permitiu o povoamento da colônia sem grandes custos para o Estado português. Porém, esse sistema não funcionou como o esperado, uma vez que a maioria dos donatários não veio para o Brasil imediatamente, deixando áreas litorâneas desprotegidas.

Dessa maneira, o rei português decidiu centralizar o poder da colônia e criou, em 1548, o Governo-Geral.

Ciclo da cana-de-açúcar

Com as capitais começa também a plantação de cana-de-açúcar no Brasil, o primeiro ciclo econômico da história do Brasil. É válido destacar que os ciclos econômicos são extremamente abordados pelas provas brasileiras.

Com esse cultivo, os holandeses vieram para o Brasil, comprando a maior parte da matéria-prima, refinavam e vendiam o açúcar. A produção de cana entrou em declínio quando os holandeses foram expulsos e iniciaram a sua própria produção nas Antilhas

Porém, a descoberta do ouro no final do século XVIII fez com que a economia se voltasse para a extração do minério na região de Minas Gerais, provocando o início de um novo ciclo econômico no país.

Ciclo do Ouro 

A descoberta do ouro no final do século XVIII impulsionou a extração e exportação de minérios e, assim, Minas Gerais passou a ser a região em que era desenvolvida a principal atividade econômica do país.

Crise do Período Colonial

A crise do sistema colonial ocorreu devido ao declínio na produção de açúcar, à escassez do ouro e às influências das independências de outras colônias.

Por volta de 1820, a população portuguesa, tomada por uma grave crise econômica, pela insatisfação e não reconhecimento da autoridade inglesa, passa a pedir a volta de D. João VI para Portugal.

O monarca português decide, então, voltar para Portugal e deixa seu filho Pedro (que se tornaria D. Pedro I) como regente no Brasil.

Em 07 de setembro de 1822, D. Pedro I proclama a independência do Brasil, consolidando o fim do período colonial. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.