Enem e vestibulares: O que estudar sobre monopólio 

Monopólio é o controle exclusivo que uma companhia detém sobre o comércio ou produção de um bem ou serviço. Desse modo, trata-se de uma situação econômica controlada por apenas uma empresa. 

O uso do termo também pode ser empregado quando uma empresa ou grupo empresarial domina um determinado setor de negócios ou produtos, deixando apenas uma pequena fatia do mercado para a concorrência. 

O monopólio e suas práticas podem ser cobradas em vestibulares, concursos públicos e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Acompanhe o artigo e fique por dentro! 

Tipos de monopólio 

Cartel

O cartel surge quando empresas do mesmo ramo se unem e utilizam práticas comerciais de comum acordo. Dessa maneira, elas acabam estabelecendo preços, dividem o mercado entre si e controlam as matérias primas. 

Truste

A prática consiste na fusão ou união de empresas. O objetivo desse mecanismo é melhorar as práticas econômicas para obtenção de mais lucros. Principalmente quando eles realizam reajustes nos preços dos produtos e serviços. 

Holding

A prática conhecida como holding consiste em uma espécie de monopólio estabelecido por um grupo de empresas, onde uma delas domina o grupo através do controle acionário. 

Sendo assim, a empresa que exerce o controle na maioria não produz, isto é, realiza apenas a gestão financeira e administrativa. 

Por isso, a holding controla o capital das subsidiárias, colaborando para a concentração do capital. 

Desvantagens 

O monopólio é uma prática extremamente prejudicial aos consumidores finais, pois ele afeta diretamente a livre concorrência de mercado. 

Assim dizendo uma empresa ou grupo empresarial realiza o amplo domínio da produção e venda de um produto ou serviço, exercendo assim o controle do preço dos produtos. 

Além disso, é possível que haja uma queda na qualidade dos produtos, afinal não existem concorrentes, e o mercado fica todo na mão do monopolizador, que pode ou não investir na qualidade dos produtos. 

Monopólio no Brasil

No Brasil o monopólio é proibido em qualquer setor da economia. Por isso, existem mecanismos legais para evitar o domínio de uma companhia sobre o comércio de determinado produto ou serviço. 

Por conta disso, fusões de empresas só acontecem após passar por uma análise e aprovação de órgãos públicos. 

Todavia, o setor petroleiro no Brasil é praticamente um monopólio estatal, sendo efetivado por meio do controle acionário da Petrobras. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre monopólio? Compartilhe com quem precisa saber disso! 

Não deixe de ler também – Dicas: 5 filmes para estudar a Segunda Guerra Mundial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.