Dicas: 5 filmes para estudar a Segunda Guerra Mundial

Por ser um dos maiores conflitos da história, a Segunda Guerra Mundial é muito cobrada em vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Desse modo, é importantíssimo estudar o contexto histórico, social, assim como os diversos detalhes que podem enriquecer argumentações e utilizá-las em alusões à sua redação. 

Além disso, estudar por filmes e documentários é uma maneira alternativa de enriquecer o conhecimento para ir bem na disciplina de História Geral

Se você quer ficar por dentro das dicas de filmes que abordam períodos históricos da Segunda Guerra Mundial, acompanhe o artigo e fique por dentro. 

O Pianista 

O filme é baseado na biografia do pianista polonês Wladyslaw Szpilman que morava em Varsóvia, cidade invadida pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. 

O longa metragem mostra a trajetória incrível de sobrevivência do músico durante os anos de conflito e o terrível holocausto.

Pearl Harbor 

O longa mostra como aconteceu o ataque japonês à base americana de Pearl Harbor no pacífico. Este evento bélico foi determinante para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

A Queda 

O filme mostra como foram os últimos dias de Adolf Hitler no poder da Alemanha. Nesse período, os nazistas encontravam-se refugiados num bunker em Berlim cercado por tropas do exército vermelho soviético. 

O longa é importante para conseguirmos enxergar o colapso e o fim do regime nazista.

A Lista de Schindler 

O filme mostra como o empresário Oskar Schindler salvou milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. 

O longa foi vencedor do Oscar de melhor filme em 1994, e retrata o ódio ao judeu que resultou na morte de milhares deles através do holocausto.

A Vida é Bela 

O filme conta a história de um judeu, que tenta sobreviver durante o regime fascista italiano. Ao longo da Segunda Guerra ele e o filho são levados para um campo de concentração. 

O longa mostra a escalada fascista na Itália e o cotidiano em um campo de concentração.

E então, gostou das dicas de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial? Não deixe de ler também – O Império Britânico na Primeira Guerra Mundial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.