ENEM e vestibulares: livros para entender o Brasil Colônia - Notícias Concursos

ENEM e vestibulares: livros para entender o Brasil Colônia

Confira algumas sugestões que irão turbinar os seus estudos sobre o Brasil Colônia

O termo “Brasil Colônia” é usado para denominar o período da história brasileira em que Portugal colonizou o país. O período colonial começa no século XVI e acabou em 1822, com a independência do Brasil.

O tema é amplo e também muito abordado por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, você deve entender os principais aspectos do período e também revisar o assunto com frequência. Para te ajudar, o artigo de hoje separou uma lista com alguns livros sobre o Brasil Colônia que podem ser usados para aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema, garantindo um bom desempenho nos principais vestibulares do país. Confira!

Rebeliões no Brasil Colônia, de Luciano Figueiredo

Rebeliões no Brasil Colônia é uma obra de Luciano Figueiredo que analisa as rebeliões e movimentos que aconteceram no Brasil durante o período colonial. Tenha em mente que essas rebeliões são amplamente abordadas por questões de vestibulares e que, dessa forma, a leitura dessa obra é fundamental.

Além disso, podemos dizer que o livro de Figueiredo cria um panorama completo sobre as rebeliões, os antecedentes que as provocaram e também as consequências de cada uma delas.

O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro

O Povo Brasileiro é uma obra de Darcy Ribeiro que foi publicada no ano de 1995.

O livro traz uma análise completa da formação do povo brasileiro a partir de sua miscigenação e diversidade cultural, especialmente durante o período colonial. Darcy Ribeiro mostra como a cultura indígena, africana e europeia se fundiram para criar uma identidade nacional única.

Podemos dizer, dessa forma, que o livro é uma reflexão sobre a diversidade cultural brasileira e sobre as relações entre os diferentes grupos que formaram o Brasil.

Economia Colonial No Brasil Nos Séculos XVI e XVII, de Celso Furtado

A obra Economia Colonial No Brasil Nos Séculos XVI e XVII de Celso Furtado, economista brasileiro, é um livro teórico, mas fundamental para quem quer entender os principais aspectos da economia do Brasil Colônia.

Por meio desse livro você poderá conhecer mais detalhes sobre os ciclos econômicos do Brasil Colônia, a mão-de-obra usada na época e também as importações e exportações feitas pelo país. Lembre-se de que todos esses tópicos são muito abordados pelos principais vestibulares brasileiros.

Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre

A obra Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre faz uma análise da formação do povo brasileiro a partir dos aspectos da sociedade durante o Brasil Colônia.

O autor afirma que a organização do Brasil foi fortemente definida por diversos dos principais aspetos do Brasil, colonial, como a presença dos grandes latifúndios responsáveis pela perpetuação de uma estrutura patriarcal e escravagista. Para Freyre, aspectos formados durante o período colonial influenciam a sociedade brasileira até hoje.

O Rio de Janeiro Colonial, de Haroldo Costa

O Rio de Janeiro foi uma das cidades mais importantes do Brasil Colônia, principalmente a partir do século XVIII. Dessa maneira, é de se esperar que a compreensão da sociedade e do funcionamento da cidade sejam muito relevantes dentro do contexto colonial.

A obra O Rio de Janeiro Colonial foi publicada no ano de 1965 e oferece uma análise da história do Rio de Janeiro durante o Brasil Colônia. No livro, Haroldo Costa busca entender a dinâmica da sociedade carioca colonial, debatendo temas como a fundação da cidade, as relações sociais e a economia do Rio.

A Coroa, a Cruz e a Espada, de Ronaldo Vainfas

A Coroa, a Cruz e a Espada é um livro de 2003 que oferece um panorama completo sobre a história religiosa do Brasil durante o período colonial, aspecto muito abordado pelos vestibulares e pelo ENEM.

Ronaldo Vainfas discute, dentre tantas outras coisas, a catequizado dos povos indígenas, a construção de igrejas e conventos e as relações entre Igreja e Estado no Brasil Colônia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?