ENEM e vestibulares: estratégias para otimizar o seu tempo nas questões de Matemática

Questões de matemática estão presentes nas mais variadas provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Porém, muitos estudantes têm dificuldade em resolver essas questões e acabam perdendo tempo tentando enfrentar tópicos dessa matéria.

Dessa forma, para que você consiga resolver as questões dessa matéria de forma estratégica e sem perder tanto tempo, o artigo de hoje separou um resumo completo com dicas para otimizar o seu tempo nas questões de Matemática. Confira!

Não tenha medo de fazer rascunhos 

Muitos estudantes têm dificuldade em conseguir visualizar a situação que está sendo proposta por uma questão de matemática e acabam perdendo muito tempo tentando entender o que está sendo descrito. 

Para que você possa otimizar o seu tempo nas questões de matemática, é fundamental que você não tenha medo de fazer rascunhos e esboços, principalmente se o enunciado envolver geometria ou situações práticas. 

O rascunho pode te ajudar a compreender a situação e a entender relações importantes mencionadas pela questão. Assim, você poderá identificar uma solução para o problema de forma muito mais rápida e eficiente. 

Leia o enunciado mais de uma vez

Os estudantes costumam perder tempo quando tentam ler a questão rapidamente. Dessa forma, não entendem o que foi pedido e, consequentemente, gastam muito tempo para resolver a questão.

Para evitar que isso aconteça, é importante que você leia o enunciado da questão mais de uma vez. Em um primeiro momento, faça uma leitura rápida e geral para ter uma ideia geral do que está sendo pedido. Depois disso, leia mais uma vez. Nessa segunda leitura, preste atenção nos detalhes do enunciado e anote os conceitos e palavras-chaves para resolver a questão.

Essa estratégia irá te ajudar a otimizar o seu tempo e evitar atrasos na sua prova. 

Identifique conceitos e números relevantes

Ao longo da leitura do enunciado de uma questão de matemática, é importante que você destaque as palavras-chave e os números relevantes para a resolução do problema. 

Os enunciados das questões dos vestibulares e do ENEM podem ser muito longos. Dessa forma, é importante que você identifique as informações importantes para a solução para não perder tempo procurando dados no enunciado ao longo da sua resolução.

Além de destacar as informações relevantes no próprio texto, você também pode fazer pequenas anotações sobre os dados mais importantes do enunciado ao longo da sua leitura. 

Evite cálculos desnecessários

Em muitas questões de matemática é possível usar aproximações, propriedades ou arredondamentos para simplificar os cálculos e obter uma resolução de forma mais rápida. Dessa forma, evite perder tempo com cálculos desnecessários que, muitas vezes, envolvem informações irrelevantes do enunciado. 

Dicas Matemática
Não perca tempo com cálculos irrelevantes. Imagem: Karolina Grabowska/Pexels

Além disso, é importante que você também preste atenção às alternativas de resposta em questões de múltipla escolha dos vestibulares e do ENEM: muitas vezes é possível eliminar opções simplesmente com cálculos mentais. Ao eliminar um ou dois itens, por exemplo, você já simplifica a sua resolução e aumenta as suas chances de acertar a pergunta. 

Pratique a resolução cronometrada de questões

Ao longo dos seus estudos para o ENEM e os vestibulares, tente praticar a resolução de questões de forma cronometrada. Lembre-se de que é importante que você faça uma prática realista durante os seus estudos, simulando as condições reais da prova que você irá enfrentar. 

Praticar a resolução de questões com tempo cronograma é essencial para melhorar suas habilidades de resolver problemas e sua eficiência de tempo. 

Assim, sempre que possível faça exercícios cronometrados para simular o ambiente de prova e treinar seu ritmo de resolução. Essa estratégia irá te ajudar a aumentar sua velocidade de raciocínio e a desenvolver estratégias de solução mais rápidas, o que será muito útil nas provas que você irá enfrentar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.