Enem e vestibular: Entenda o Acordo de Bretton Woods

O Acordo de Bretton Woods foi uma série de disposições acertadas por 45 nações aliadas em julho de 1944, na cidade dos Estados Unidos de Bretton Woods, no estado de New Hampshire, no hotel Mount Washington.

O objetivo do encontro entre os países buscava definir os critérios que iriam gerenciar a economia mundial após a Segunda Guerra Mundial. 

Todavia, o sistema financeiro desenvolvido em Bretton Woods acabou amplamente favorável aos Estados Unidos. Afinal, posteriormente os EUA passam a controlar a economia do planeta, assim como o sistema de distribuição de capitais. 

Os Estados passam a controlar as finanças do mundo, manobra que se recusaram a realizar por mais de duas décadas. 

A saber, isso ocorreu por conta dos princípios da política externa norte-americana, que defendia o não envolvimento em questões políticas e econômicas pertinentes aos países europeus. 

O Acordo de Bretton Woods poderá aparecer em várias questões de vestibulares, assim como no Enem. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Contexto histórico do Acordo de Bretton Wood

Para os Estados Unidos conseguirem a hegemonia eles precisavam transformar o dólar americano na moeda mais forte do planeta. 

Ou seja, tornar o dólar forte no setor financeiro mundial e referência para outras moedas do globo. 

Em síntese, todas as outras moedas deveriam ter como referência o dólar, variando em uma margem de até 1%, para mais ou para menos. 

Para conseguir sustentar o dólar a nível mundial, a moeda acabou interligada ao ouro, fixado a 35 dólares. 

Dessa maneira, quem possuísse dólares em qualquer parte do mundo, poderia usar o equivalente do ouro como base, de acordo com o estipulado no Acordo de Bretton Woods. 

Todavia, tal cálculo seria impossível de se sustentar, mesmo possuindo uma emissão de moeda controlada, servindo todo conceito, mas apostando em uma propagação e consolidação da moeda norte-americana em todo planeta. 

O Acordo de Bretton Woods também corroborou para a criação de instituições financeiras para sustentação do modelo criado. Podemos destacar o surgimento do “Banco internacional para Reconstrução e Desenvolvimento”. 

A saber, posteriormente denominado como “Banco Mundial” e até hoje opera com esse nome, como uma espécie de Agência de Crédito, fornecendo capitais para políticas e projetos de desenvolvimento nos quatro cantos do globo. 

Ademais, o FMI (Fundo Monetário Internacional) também acabou sendo criado, servindo qualquer nação que precisasse de movimentações financeiras e injeção de capital em sua economia. 

No entanto, seria necessário respeitar alguns preceitos da instituição financeira, como a disciplina fiscal ditada pelos dirigentes do FMI. 

Por fim, o sistema durou cerca de 20 anos. Contudo, na década de 70 os americanos são obrigados a abrir mão de algumas normas oriundas do Acordo de Bretton Woods. 

E então, gostou de saber mais sobre o Acordo de Bretton Woods?

Não deixe de ler também –  História: Entenda o colonialismo holandês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.