História: Entenda o colonialismo holandês

O colonialismo holandês começa em 1602 quando surge a “Companhia Holandesa das Índias Orientais”, conhecido também como “Império Holandês” ou “Império Colonial Holandês”. 

A saber, o colonialismo holandês conseguiu atingir um nível de dimensões consideráveis, mesmo não tendo conseguido o sucesso esperado territorialmente. 

O tema poderá surgir em questões do Enem e demais vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro do assunto! 

Contexto histórico do colonialismo holandês

A administração ficou sob a responsabilidade da “Companhia das Índias Orientais” e da “Companhia das Índias Ocidentais”, companhias de caráter privado que posteriormente apresentaram problemas financeiros. 

Desse modo, o governo holandês assume os territórios que estavam sob o controle dessas companhias em 1791 até 1815, quando passam a ser chamados oficialmente de colônias holandesas. 

Na região das Índias Orientais, colônia do Cabo até às Caraíbas, os holandeses marcaram os locais com o seu colonialismo. 

No território brasileiro, o Nordeste ficou marcado pelos holandeses entre 1624 e 1654 quando dominaram e posteriormente foram expulsos pelos portugueses. 

Os holandeses disputaram esses territórios durante a Guerra Luso-Holandesa. Afinal, os holandeses tinham interesses sobre os territórios já descobertos pelos portugueses. 

A saber, eles buscavam dominar o controle das rotas comerciais portuguesas, assim como as especiarias que possuíam grande valor. 

No entanto, através da ajuda inglesa, os portugueses conseguem recuperar o território brasileiro, assim como territórios importantes da África. 

Entretanto, os portugueses perderam influência no Oriente, corroborando para consolidação do colonialismo holandês. 

Expansão do colonialismo holandês

A expansão do colonialismo holandês aconteceu em 1602 com a chegada de holandeses ao Celião (região do atual Sri Lanka) promovendo conflitos entre 1636 e 1958. 

Já no continente americano, os holandeses colonizaram as Antilhas Neerlandesas em 1620, assim como algumas capitanias brasileiras, mais tarde recuperadas pelos portugueses. 

Todavia, os holandeses seguiram para as Índias Orientais Neerlandesas, região da atual Indonésia, fundando em Batavia no ano de 1619 o Centro de Coordenação de Operações Neerlandesas. 

Além disso, Taiwan foi alvo do colonialismo holandês que controlava a zona sul da ilha entre 1624 e 1662. Além disso, a Nova-Guiné Neerlandesa foi controlada entre 1949 e 1962. 

Ademais, os Novos Países Baixos (Costa nordeste dos Estados Unidos) foram visitados e colonizados por holandeses, assim como Suriname como sua posse em 1674. 

No continente africano, Angola, foi atacada por holandeses, mas os angolanos foram protegidos por portugueses para que eles reconquistarem o local. 

Por fim, o colonialismo holandês se fez presente na atual Gana, no ano de 1637 e na atual África do Sul em 1652, ficando marcado como o período de ouro do colonialismo holandês. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o colonialismo holandês?

Não deixe de ler também – Resumão: 8 maiores eventos históricos da Europa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.