Enem e vestibulares: 3 filmes que abordam o Bioma Amazônia 

O Bioma Amazônia é um dos mais importantes da Terra. Ele faz parte de vários países: 

  • Brasil
  • Bolívia 
  • Colômbia 
  • Equador 
  • Venezuela 
  • Guiana 
  • Guiana Francesa 
  • Peru 
  • Suriname

Por ser um bioma contemplado pela maior floresta tropical do mundo (Floresta Amazônica), sua conservação se tornou assunto recorrente entre governos e instituições ambientais.  

O Bioma Amazônia é fundamental para o equilíbrio do clima do planeta, e por isso a interferência humana na região tem causado grande preocupação. 

Se você está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares do país, vale a pena ficar por dentro das dicas de filmes sobre o assunto. Acompanhe. 

Corumbiara 

Em 1985 o ativista político pelas causas indígenas Marcelo Santos denuncia um verdadeiro massacre de indígenas na cidade de Corumbiara em Roraima.  E mesmo com toda a violência, o caso cai no esquecimento. 

No entanto, ao longo de duas décadas, o diretor do documentário Vincent Carelli, busca entender a história, indo atrás de evidências e sobreviventes, além de abrir espaço para uma autocrítica das estratégias indígenas.

Fronteira das Almas

A obra retrata a história de vida de Cassiano, um homem que recebe um pedaço de floresta para um projeto de colonização em Rondônia. No entanto, ele não consegue seguir com o projeto por conta de problemas financeiros. 

Contando com ajuda de outros indivíduos, ele acaba tomando conta do que lhe foi ofertado. Entretanto, vários obstáculos atravessam essa jornada como a Malária e a floresta quase impenetrável. 

Sobrevivendo em um cenário cercado por muita tensão, as condições de vida vão diminuindo, imperando a seca e a miséria. 

Jari

O documentário aborda a história do Projeto Jari, destinado a produção de celulose através de uma fábrica localizada na Amazônia.  

Localizado entre o estado do Pará e o Território Federal do Amapá, a obra mostra uma visita feita ao projeto pela CPI sobre a devastação da Amazônia. 

Para se ter uma ideia, Jari é a maior ocupação de terras da Amazônia e provavelmente da Terra, e pertencia na época a uma única pessoa o norte-americano Daniel Keith Ludwig.

E então, gostou das dicas de filmes sobre o Bioma Amazônia? Compartilhe com quem precisa saber disso! 

Não deixe de ler também – Biologia: Características do solo argiloso

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.