História: Entenda o que foi o Feudalismo

O Feudalismo foi um modelo econômico, político e social, tendo como principal fator a posse de terras. O feudo esteve presente na Europa Ocidental durante o período conhecido como Baixa Idade Média. 

A saber, haviam doações de terras e títulos por parte da nobreza, doadas pelo rei, como uma forma de agradecimento e reconhecimento aos líderes que participavam de conflitos. 

Basicamente, o feudo nada mais era que uma enorme propriedade tendo como base um castelo reforçado, aldeias, terras para cultivo, pastos e bosques.

Em síntese, o feudalismo surgiu no Império Carolíngio, quando o rei precisava de ajuda para proteger suas fronteiras. No entanto, quando o império desintegrou-se no século IX, várias regiões independentes surgem entre elas, sendo governadas por um nobre. 

O feudalismo poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado nesse assunto, acompanhe!

Características do Feudalismo

Para compreender o feudalismo é importante entender como era formada a sociedade feudal, veja.

Sociedade Feudal

A sociedade feudal era estamental, ou seja, praticamente não havia mobilidade social entre elas. Podemos dividi-la em três partes:

Nobreza: Era composta pelos senhores feudais, detentores de terras. Em suas mãos ficavam o comércio, a justiça, o poder de aplicar as leis, conceder privilégios, além disso, podiam declarar guerra ou negociar a paz. 

Vale dizer que no topo da nobreza encontrava-se o rei. Embora não possuísse grandes poderes políticos, tinha grande prestígio com os senhores feudais. 

Clero: A Igreja tinha grande poder no feudalismo. Era proprietária de enorme extensões de terras, além de exercer grande influência sobre a sociedade feudal.

Além disso, afirmava que cada classe tinha uma missão no mundo, os nobres deviam defender a sociedade, o clero rezar e os servos trabalharem.

Ademais, os mosteiros medievais eram responsáveis pela conservação de manuscritos, além de acolher doentes e apoiar viajantes. 

Servos: Trabalhavam baseados na servidão, os camponeses presos à terra e os subordinados encarregados de várias atividades, incluindo impostos e serviços.

A sociedade feudal também contava com outras classes de trabalhadores, são eles:

  • Vilões: Homens livres que podiam trabalhar para o senhor feudal e posteriormente trocar de local. 
  • Ministeriais: Administravam a sociedade medieval, conseguiam obter mobilidade social, podendo chegar a condição de pequenos nobres. 
  • Escravos: Na maioria das vezes eram escravizados realizando serviços domésticos. 

As condições de vida na sociedade feudal eram simples e sem luxo algum. Ademais, somente o clero dominavam a leitura e a escrita, pois somente eles tinham acesso ao estudo. 

Economia e Política

A economia no feudalismo era considerada como produção autossuficiente, ou seja, produzia-se apenas para o consumo do próprio feudo. 

No entanto, em caso de uma produção maior, podia acontecer trocas com feudos próximos ou em feiras que ocorriam em cidades. 

A política era comandada pelo senhor feudal, que dominava o exército, além de arrecadar com impostos e taxas, também ficava encarregado de controlar a justiça. 

Tinha como principal obrigação defender os servos, e por isso construía um castelo com segurança para proteger o feudo.

Em tempos de guerra, o senhor feudal realizava alianças com nobres menos poderosos.

Além disso, por meio de um juramento o senhor feudal com mais patrimônio e poder, tornava-se suserano e o outro vassalo. 

Como forma de retribuir os vassalos podiam receber terras ou rendas de alguma atividade do feudo. No entanto, era obrigação do vassalo proteger o soberano no feudo ou em algum conflito. 

Crise no sistema

Grandes transformações no sistema feudal surgiram no século XVIII. com a expansão e desenvolvimento do comércio, as cidades conseguiram mais renda.

Com poder concentrado nas mãos de um rei, havia mais autonomia às vilas e cidade, incluindo a isenção fiscal e jurídica. enfraquecendo a necessidade de um feudo. 

Em decorrência disso, o dinheiro passou a ter grande valor, assim o trabalho passou a ser assalariado e livre. Além disso, surgiu uma nova camada social, a burguesia. 

Ademais, devido o crescimento da população houve a necessidade de aumentar a produção e aprimoramento de técnicas de plantio. Os senhores feudais passaram então a cercar as terras comunais, que os servos utilizavam. 

Por isso, alguns deles resolveram arrendar as terras ou simplesmente vender a liberdade aos servos, contudo, alguns eram expulsos do feudo , dando lugar a trabalhadores assalariados. 

Os camponeses se revoltaram e responderam de forma violenta as novas políticas adotadas pelos senhores feudais. No entanto, o êxodo rural devido o desenvolvimento das cidades tornou-se uma opção atrativa para os servos. 

Por fim, a troca do sistema feudal pelo capitalista foi realizado de forma lenta e gradativa, ocorreu junto com o renascimento comercial, o surgimento da burguesia e a centralização da monarquia. 

Não deixe de ler também – Enem: Períodos de industrialização no Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.