Enem: Questão comentada sobre coesão

Para mandar bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não basta apenas estudar a teoria, mas é preciso ainda colocar em prática o que aprendeu. Por isso, apresentamos abaixo uma questão comentada sobre elementos de coesão. Confira abaixo!

Questão do Enem (2017)

Essas moças tinham o vezo de afirmar o contrário do que desejavam. Notei a singularidade quando principiaram a elogiar o meu paletó cor de macaco. Examinavam-no sérias, achavam o pano e os aviamentos de qualidade superior, o feitio admirável. Envaideci-me: nunca havia reparado em tais vantagens. Mas os gabos se prolongaram, trouxeram-me desconfiança. Percebi afinal que elas zombavam e não me susceptibilizei. Longe disso: achei curiosa aquela maneira de falar pelo avesso, diferente das grosserias a que me habituara. Em geral me diziam com franqueza que a roupa não me assentava no corpo, sobrava nos sovacos.

RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1994.

Por meio de recursos linguísticos, os textos mobilizam estratégias para introduzir e retomar ideias, promovendo a progressão do tema. No fragmento transcrito, um novo aspecto do tema é introduzido pela expressão
 
(A) “a  singularidade”
(B) “tais vantagens”
(C) “os gabos”
(D) “longe disso”
(E) “em geral”

Gabarito e comentário

Primeiramente, chamamos atenção ao fato de que muitos candidatos pensam que a coesão textual é um assunto cobrado apenas na prova de redação. No entanto, como vemos, pode aparecer também em uma questão objetiva, no caderno de Linguagens.

Desse modo, é preciso ter em vista que a coesão textual diz respeito à conexão e à harmonia entre os elementos textuais e que é feita através de elementos linguísticos como conjunções e preposições, por exemplo. Assim, quando o enunciado fala de “estratégias para introduzir e retomar ideias”, está tratando de coesão textual. 

De acordo com o enunciado, o candidato precisa indicar qual elemento de coesão introduz um novo aspecto do tema, ou seja, direciona o texto para uma informação nova. 

É possível notar com uma leitura atenciosa, que “a singularidade”, “tais vantagens”, “os gabos” e “longe disso” retomam elementos já presentes no texto, ou seja, coisas já ditas anteriormente. A expressão “em geral”, por sua vez, não está retomando nada que tenha sido dito, mas sim acrescentando uma nova informação quanto ao modo como as pessoas costumavam dizer ao narrador de forma direta que a roupa não lhe caíra bem.

Sendo assim, a resposta correta é a alternativa E.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre educação.
Leia também O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem. 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.